Drone da ZF transporta peças dentro do perímetro de sua fábrica na Alemanha

A ZF recebeu a primeira aprovação na Alemanha para utilização de drone automatizado para entrega de peças de manutenção nas instalações da fábrica. Segundo a empresa, assim que os voos de teste forem concluídos e os drones devidamente implantados, esses voos aliviarão o tráfego de veículos na fábrica e economizarão tempo nas rotas de entrega de até um quilômetro de extensão e que estão frequentemente localizadas nos andares superiores dos edifícios. A longo prazo, os pacotes poderão ser entregues fora das instalações da fábrica.

O drone de seis motores, detalha a ZF, pode transportar até cinco quilos de peso ou três quilos de mercadorias, se levar em consideração as garras de fixação e a respectiva embalagem do produto. Essas características são suficientes para o transporte da grande maioria das peças de manutenção e ferramentas utilizadas nas instalações da empresa.

O hexacopter, como é chamado o modelo desse drone, voa a 30 km/h principalmente sobre os telhados dos edifícios das fábricas e, por motivo de segurança, apenas atravessa entradas e calçadas onde não há alternativa. A bateria recarregável, que fornece cerca de 30 a 40 minutos de operação de voo elétrico, também é redundante, assim como as hélices e os motores. O drone é, portanto, manobrável, mesmo que um motor falhe.

“Na feira de veículos comerciais IAA em Hannover deste ano, mostramos as tecnologias que estamos desenvolvendo para habilitar os centros logísticos autônomos. Com o drone, estamos levando a cadeia de transporte para o próximo nível”, disse Fredrik Staedtler, head da divisão de Tecnologia de Veículos Comerciais da ZF. “Com as aprovações de voos automatizados para drones por parte da Autoridade Administrativa Regional de Stuttgart e do DFS da German Air Traffic Control, podemos acelerar os processos logísticos na fábrica e, ao mesmo tempo, fortalecer nossa posição de liderança tecnológica”.