O SESI/SENAI de Rio Verde, em Goiás, inaugurou em parceria com a ZF, no último dia 25 de maio, Dia da Indústria, novos espaços de treinamento que integram o projeto de ampliação da unidade. A ação da ZF visa o desenvolvimento e qualificação dos profissionais que atuam no segmento fora de estrada. O novo espaço atende à cidade de Rio Verde e arredores.
A ampliação do SENAI de Rio Verde incluiu a inauguração de salas de aula, entre elas a sala ZF, e também uma oficina equipada com produtos dos segmentos automotivo e agrícola para a capacitação dos profissionais. O espaço conta com componentes para aplicação em tratores e colheitadeiras, tais como as transmissões T 600 e 3MD 35, eixos direcionais tracionados AS 3065 e TSA 09, e Redutor S 1250, doados à unidade pela empresa para dar suporte às aulas práticas.
“O objetivo é de fomentar o desenvolvimento da cadeia do agrobusiness e de elevar a qualidade técnica dos profissionais do segmento na região. A ação em conjunto reforça a importância do apoio ao ensino profissionalizante, além de colaborar com o desenvolvimento da região Sudoeste do Estado, atendendo às demandas das indústrias e o crescimento do agronegócio na região de Rio Verde”, enfatiza Silvio Furtado, Diretor de Vendas da ZF América do Sul.
A sala personalizada ZF possui cerca de 60 m² e está equipada com ar condicionado, projetor, sistema de áudio e vídeo, quadro branco e ponto pneumático, equipamentos considerados fundamentais para que os cursos sejam ministrados com excelência. Já a oficina, com aproximadamente 200 m², possui capacidade para abrigar máquinas agrícolas e veículos comerciais. Além dos produtos ZF, também está equipada com todo o ferramental básico, ferramentas manuais, guincho tipo grua, prensas, entre outros equipamentos para as aulas práticas.
Silvio reforça a importância de investimentos na base. “Nosso segmento carece de atenção na formação dos profissionais que virão a compor a cadeia futuramente. Não é de hoje que notamos isso e, também em razão dessa carência, procuramos investir em formas de colaborar para a qualificação e capacitação de pessoas que serão responsáveis pelos desenvolvimentos de amanhã”.
“Essa parceria resultará em frutos satisfatórios para a região de Goiás, com mão de obra qualificada em manutenção de eixos e transmissões, dentro do curso de mecanização agrícola oferecido pelo SENAI. Além da causa educacional e social, esta parceria formará mecânicos especializados nos produtos ZF que, possivelmente, após formados, trabalharão com máquinas agrícolas equipadas com nossos produtos, sejam veículos ou peças individuais”. De acordo com o executivo, futuramente, a ZF, juntamente com o SENAI, pretende transformar a unidade em um centro técnico, onde serão ofertadas oportunidades de desenvolvimento para pessoas de qualquer localidade do País.
Os interessados já podem se inscrever para os cursos, tanto pelo próprio SENAI, como pela ZF, no caso de eventos sob sua responsabilidade. As aulas terão carga horária variada, ou seja, menos horas para profissionais que já atuam na área e mais horas para os profissionais com menos tempo de atuação. Os cursos são ministrados por instrutores do próprio SENAI. Porém, a ZF também usufruirá do espaço para ministrar cursos próprios, tanto com profissionais da ZF como do SENAI.
Destinados a todo e qualquer profissional, os cursos são voltados para formação e capacitação, desde operadores de máquinas até mantenedores. Toda a programação está no site do SENAI, bem como em atendimentos pontuais em outras unidades do País.
Estão previstas turmas de no máximo, 16 alunos por período. A expectativa é que, ainda no segundo semestre deste ano, sejam formados 50 profissionais, número que certamente crescerá. Ao final do curso, os alunos passarão por avaliações para garantir que o conteúdo e a prática foram devidamente assimilados. Silvio reforça que “a qualidade e a seriedade dada ao treinamento assegurarão que ao se formarem, os profissionais estarão 100% aptos a atuar no mercado de trabalho”. Os alunos serão avaliados em todos os treinamentos, mas receberão seus certificados após passarem por uma avaliação final.
A parceria com o SENAI confirma os esforços da ZF em auxiliar a cadeia automotiva a se manter durante esse momento conturbado. No último ano, a empresa lançou o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores ZF, em que capacita e estimula o desenvolvimento de aproximadamente 25 parceiros estratégicos das categorias Tier 2 e Tier 3, com foco em elevar a qualidade dos processos industriais e alavancar a competitividade no setor.