ZF fornece tecnologias avançadas para o transporte rodoviário

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A ZF destaca tecnologias como a transmissão TraXon, que a partir de julho será produzida com Intarder integrado para uma montadora no Brasil

 

A ZF destaca seu amplo portfólio de sistemas de transmissão para o setor de veículos comerciais, seja de passageiros ou de carga, incluindo os sistemas de transmissões convencionais, tecnologias de mobilidade elétrica e eixos. Segundo a empresa, essas tecnologias estão disponíveis para todos os mercados, inclusive no Brasil.

Um dos destaques é a transmissão automatizada TraXon, produzida na fábrica de Sorocaba, em São Paulo, desde 2020. “A ZF tem longa tradição no fornecimento de sistemas de transmissão. Fomos uma das pioneiras no fornecimento desses componentes para caminhões pesados no Brasil”, afirma Silvio Furtado, Diretor de Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial da ZF América do Sul.

Outro produto ofertado pela empresa é o Intarder 3, segundo a ZF, um dos mais avançados retardadores de velocidade do mundo e o mais leve do mercado, que permite reduzir em até 90% a utilização dos freios. Segundo a ZF, a partir de julho terá início a produção da TraXon com este componente integrado, para uma montadora do Brasil.

“Por sua alta potência, o Intarder, em conjunto harmonioso com as transmissões da marca, é capaz de controlar, reduzir e, até mesmo, parar um caminhão pesado completamente carregado, em descida de serra, sem que seja necessário qualquer auxílio do sistema convencional de freios”, explica Furtado.

A ZF também está se preparando para produzir no Brasil a transmissão automatizada 9AS EcoTronic, oriunda da transmissão mecânica de nove marchas, que se diferencia por oferecer diferentes modos de condução. Entre as transmissões, a fabricante conta ainda com a PowerLine, uma transmissão automática de oito velocidades que traz o conceito de conversor de torque e planetárias. Ela pode ser aplicada até em caminhões semipesados, com peso bruto total combinado (PBTC) de 24 toneladas. A previsão é que esteja homologada para produção em série no Brasil até o final de 2022.

Para os ônibus, a ZF possui a transmissão EcoLife, que trabalha com uma distribuição de marchas de seis velocidades, com sistema retardador primário mais eficiente em velocidades baixas. De acordo com a ZF, a EcoLife equipa atualmente 30% dos ônibus no Brasil e na América do Sul. Outro destaque é o eixo frontal independente RL 82 EC, criado para ônibus de entrada baixa e de dois andares, sendo ideal para modelos com largura de 2.300 a 2.600 mm.

“O Euro 6 abrirá novas perspectivas para os eixos elétricos no mercado brasileiro. Nesse sentido, o AVE AxTrax, por exemplo, estará homologado para produção em série a partir de agosto deste ano no País”, afirma Furtado, sobre as soluções em eletrificação no país. O AVE AxTrax é um eixo de tração elétrica, que pode ser combinado com as configurações de célula híbrida e combustível, ou ser alimentado por bateria, podendo até equipar modelos de ônibus de piso baixo. Há também o CeTrax lite e os modelos CeTrax 318 ou 336 na linha de drivelines elétricos para veículos comerciais com peso total permitido de até 20 toneladas.

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