O fluido de freio não deve baixar muito o nível, o que pode ser sinal de desgaste dos componentes de freio ou até vazamento
A ZF Aftermarket destaca a importância do fluido para o freio, verificando regularmente o nível, com troca conforme recomenda o fabricante no manual do proprietário – ou seja, a cada 12 meses. A empresa lembra que, diferente de outros fluidos presentes nos veículos, esse não pode baixar muito. Nível do fluido baixo pode ser um indício de desgaste dos componentes de freio ou em casos mais críticos, pode indicar vazamento em algum dos componentes.
O fluido tem a função de transferir a pressão exercida no pedal de freio para o acionamento das pastilhas e sapatas, que em contato com os discos e tambores geraram atrito, reduzindo a rotação das rodas e assim freando o veículo. Além disso, o produto lubrifica e previne a corrosão das peças do sistema.
Por se tratar de uma substância sintética que pode absorver água, ao longo do tempo, isso pode provocar alteração da viscosidade e diminuição da temperatura de ebulição, levando à perda parcial ou total dos freios devido à excesso de água no fluido ou bolhas. A ZF também alerta que pode haver corrosão de componentes metálicos do sistema.
Por isso, é importante realizar a troca correta, verificar possíveis contaminações e utilizar o DOT correto escrito na tampa do reservatório e indicado no manual do veículo. Quanto menos viscoso, maior será o DOT.
A ZF Aftermarket disponibiliza também a ferramenta TRW “Teste Fácil” para ajudar na análise da quantidade de água encontrada no fluido. Ao realizar o teste, uma luz vermelha pode indicar a necessidade de troca do fluido ou uma luz verde informar que o fluido está em perfeito estado.
Na hora de trocar o fluido para freio, a empresa explica que existem três formas: sangria automática por equipamento, sangria manual por acionamento no pedal do veículo ou por gravidade, que é mais demorada. Na versão manual, o mecânico deve sempre se informar se o sistema de freio é diagonal ou paralelo, pois esta informação impacta na forma de sangria.
Por fim, a empresa alerta que é importante verificar se o sistema de freio e/ou embreagem já passou por revisão, pois caso haja qualquer problema, este deve ser reparado antes de realizar a sangria. Também deve-se sempre verificar o estado de limpeza do reservatório, pois se o mesmo estiver escuro deve ser trocado ou lavado. Não é recomendado utilizar água para lavar o reservatório, pois qualquer vestígio restante é suficiente para baixar o ponto de ebulição do fluido. A melhor indicação neste caso é a de utilizar o próprio fluido novo para freios para o processo de limpeza.