ZF equipa novos Volkswagen Constellation

2328A linha de caminhões Volkswagen Constellation 370, com motorização de 367 cv de potência, vem equipada com a nova ZF-Ecosplit 3, de 16 marchas, uma das mais modernas transmissões para os segmentos de veículos pesados e extrapesados. O produto anteriormente era importado da matriz alemã, mas passou a ser fabricado nas instalações da ZF em Sorocaba/SP, após investimento de R$ 6,2 milhões em novas linhas de montagem e produção.

A transmissão já tem aplicação no mercado brasileiro, mas este é o primeiro fornecimento deste componente para a Volkswagen, após um período de aproximadamente dois anos de testes. A ZF-Ecosplit 3 vai equipar os três modelos da linha Constellation 370 – VW 19.370, VW 25.370 e VW 31.370 -, os quais apresentam peso bruto total acima de 45 toneladas.

A montagem de transmissões da família ZF-Ecosplit 3 em Sorocaba teve início em agosto de 2006 e a ZF promoveu sua nacionalização gradativa. A empresa explica que esse modelo de transmissão também possibilita que o motor trabalhe na melhor faixa de rotação, proporcionando maior economia de combustível e redução dos níveis de emissão de poluentes. Outras vantagens são menor peso, pois a carcaça é produzida em alumínio, e menos ruído, devido ao uso de engrenagens helicoidais. Um dos principais diferenciais do equipamento é o “Servoshift”, inovador sistema pneumático auxiliar de engate que permite mudanças de marchas suaves e precisas, como em um automóvel.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php