ZF desenvolve auxilio ao motorista para veículos comerciais

626-ZF_Innovation_Tractor_Tractor_Traction_Management

Com o conceito do Innovation Tractor, a ZF Friedrichshafen apresenta no Salão Internacional de Veículos Comerciais de Hannover (IAA), na Alemanha, em setembro de 2016, um veículo comercial equipado com câmeras que monitoram o ambiente. Os dados ópticos constituem a base dos sistemas de assistência, que, de forma semiautomatizada ou com o auxílio de dispositivos móveis, possibilitam ao motorista manobrar o veículo depois de ter desembarcado, além de facilitarem o engate de implementos. Além disso, as câmeras que detectam pessoas aumentam a segurança dessas operações agrícolas.

A ZF instala sistemas autônomos de assistência ao motorista em todos os segmentos de veículos e a chave para isso é integrar sensores, eletrônica inteligente, sistemas mecatrônicos e fazer com que os veículos possam ‘ver’, ‘pensar’ e ‘agir’. Assim, os clientes finais dos segmentos de máquinas de construção, agrícolas e aplicações fora de estrada têm acesso a novos conceitos de automatização.

Para eletrificar o driveline, o Innovation Tractor foi equipado com o ZF TERRA+, um módulo gerador de alta potência, e unidades de tração elétrica foram instaladas nas carretas e implementos. Com o gerenciamento da tração desenvolvido especialmente para esse protótipo, foi possível promover manobras otimizadas em condições fora de estrada.
626-ZF_Innovation_Tractor_Safe

Os ‘sentidos’ do protótipo são formados por seis câmeras instaladas na cabine e no capô do veículo. Os dados são analisados por um sistema computadorizado. Com as imagens captadas pelas câmeras, o processador identifica o ambiente do trator e cria uma visão panorâmica Surround View, que o motorista pode ver em um tablet em diversas perspectivas, inclusive Top View, bem como ter um overview dos movimentos do trator.

626-ZF_Innovation_Tractor_System

Instaladas na parte de trás do trator e munidas de sua própria unidade de processamento, outras câmeras entram em ação na hora dos engates automáticos, bem como ao identificar pedestres durante a operação de troca do implemento.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php