Empresa conta com oito complexos industriais no país
Presente no país desde 1958, a ZF completa 65 anos de Brasil em 2023. Ao todo, a empresa tem oito complexos industriais instalados no território nacional. Por aqui, a companhia desenvolve produtos para os setores agrícola, construção, energia eólica, marítimo, fluvial, além do segmento de reposição de peças com a ZF Aftermarket.
Trajetória
Em 2005, a ZF desenvolveu revestimentos de embreagem sem solventes no Brasil. Também, há mais de 25 anos a companhia é parceira do Projeto Pescar. O projeto, que é voltado para a formação profissional de jovens em vulnerabilidade, já beneficiados mais de 400 jovens.
Em 2013, a ZF começou a produzir módulos eletrônicos de segurança para automóveis. Em 2022, a produção desses componentes chegou à marca de 6 milhões de unidades produzidas.
Desde 2020, quando a ZF nacionalizou a montagem de transmissões automatizadas TraXon para veículos comerciais, que são montadas em Sorocaba, no interior paulista.
Em 2021, começou a produzir a geração 7.5 da Unidade de Acionamento de Airbag no país. No mesmo período inaugurou uma nova linha de produção de colunas de direção elétrica em Limeira, em São Paulo. Também foi neste ano que a ZF iniciou a produção de airbags laterais e, também, nacionalizou a produção de airbags de cortina.
No ano passado, a ZF começou a fabricar o sistema de freio de estacionamento elétrico, em Limeira. Em 2022, também incorporou o programa “Embaixadores da Diversidade”, com o objetivo de educar sobre diversidade e inclusão, por meio de campanhas e comunicações estratégicas. No mesmo período, a ZF começou a desenvolver o “aterro zero” na planta de Limeira, em São Paulo, e na unidade II de Sorocaba, em 2021.
Para o segundo semestre de 2023, a ZF já prepara a produção de componentes eletrônicos do Sistema Eletrônico de Estabilidade para veículos leves.
Vale lembrar que em apenas 6 anos, o Centro de Distribuição de peças da ZF, Lemförder, Sachs e TRW, localizado em Itu, interior de São Paulo, é um dos mais digitalizados da ZF Aftermarket no mundo.
No mundo, a empresa conta com 165 mil trabalhadores em 168 complexos industriais em 32 países. Ao todo, a ZF vendeu 43,8 bilhões de euros em 2022. E até 2040, a empresa pretende se tornar neutra em carbono.