A ZF atingiu em setembro deste ano a produção de 10 mil unidades da transmissão automática ZF Ecomat no Brasil, destinadas a ônibus urbanos e caminhões de aplicações especiais. A FZ explica que a transmissão automática ZF-Ecomat reduz consideravelmente o estresse, uma vez que elimina a necessidade de se acionar constantemente o pedal de embreagem e a alavanca de câmbio.
A ZF Ecomat começou a ser produzida no Brasil em junho de 2000, no complexo industrial do Grupo ZF, em Sorocaba-SP, com investimento inicial de US$ 3 milhões na linha de montagem. A primeira unidade fabricada foi uma transmissão 4HP500, fornecida para a Volvo e depois passou pelas gerações: Ecomat 1, Ecomat 2, Ecomat 2 Plus e, recentemente, a Ecomat 4, que equipa diversos veículos na América do Latina.
No Brasil, a linha de montagem da ZF Ecomat tem capacidade para produzir 7.000 transmissões ao ano, com três turnos de trabalho e possui o mais avançado banco de provas de todo o Grupo ZF, conectado on-line com a matriz na Alemanha.