ZF apresenta suas tecnologias de mobilidade urbana na 11ª FetransRio

Transmissão ZF Ecolife
Transmissão ZF Ecolife

A ZF apresenta seu portfólio de produtos e soluções para a mobilidade urbana durante a 11ª FetransRio, a Feira Rio Transportes, que é realizada na capital fluminense entre os dias 23 e 25 de novembro. Em seu estande, a ZF destaca as novidades na transmissão automática Ecolife e o eixo elétrico AVE 130 para ônibus de piso baixo.

A principal novidade da transmissão automática para ônibus Ecolife é a nova função Start/Stop, que gera mais conforto ao condutor e economia de combustível, menos ruídos, alta potência do trem de força e uma grande compatibilidade com faixas de torque mais amplas. A função Start/Stop, que faz o motor desligar automaticamente quando o veículo está parado, chega a diminuir entre 5% e 10% o consumo de combustível nas aplicações urbanas, afirma a ZF. O número foi registrado em testes com ônibus da montadora holandesa VDL Bus & Coach.

O recurso Start/Stop da ZF opera na faixa de torque máximo de 1.000 a 1.600 Nm, a mais comum em ônibus urbanos. Para chegar à configuração ideal para os ônibus, os engenheiros da ZF reforçaram o conversor de torque e o lock-up da transmissão. E o sistema hidráulico foi adaptado para oferecer reações rápidas. Comparada às transmissões de gerações anteriores, a Ecolife apresenta a redução de consumo em até 6%, conta a fabricante. O número pode ser ainda maior quando comparado a transmissões automáticas com menos marchas, podendo ultrapassar 10% de economia, de acordo com a operação.

Eixo ZF AVE 130
Eixo ZF AVE 130

A ZF também destaca na FetransRio o eixo elétrico AVE 130 para ônibus de piso baixo. Seu projeto de design leve privilegia um peso mais reduzido em relação aos eixos de gerações anteriores, permitindo assim arquiteturas mais flexíveis na estruturação do interior do veículo.

O eixo elétrico AVE 130 pode ser aplicado em veículos com conceito de energia híbrida, linhas de trólebus e por aqueles movidos a bateria ou célula de combustível. O eixo elétrico suporta até 13 toneladas, e possui carga máxima de 2×120 kW. Em termos de combustível, a operação híbrida combinada com o acionamento elétrico do AVE 130 resulta na redução de consumo de combustível em até 30% na operação em comparação aos acionados por motores diesel convencionais, garante a ZF.

Em relação ao peso, devido aos dois motores elétricos integrados que compõem o eixo, a ZF afirma que o AVE 130 pode ser de 200 a 500 quilos mais leve do que as soluções equipadas com motor central elétrico, transmissão intermediária e eixo acionado convencional.

Outro detaque o destande da ZF na FetransRio é o recurso das apresentações do portfólio em realidade virtual. “Com um conjunto de ferramentas tridimensionais, reunidas exclusivamente para proporcionar uma experiência diferenciada ao visitante, é possível visualizar todo o portfólio de tecnologias produzidas pela ZF”, diz Silvio Furtado, diretor de vendas da ZF América do Sul.

Serviço
11ª FetransRio – Feira Rio Transporte

Data: 23 a 25 de novembro (quarta-feira à sexta-feira)
Local: Pavilhão 4 do Riocentro
Endereço: Avenida Salvador Allende, 6.555, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)
Horários: Das 14h às 22h nos dias 23 e 24/11; e das 14h às 0h no dia 25/11

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