A ZF levou suas soluções em transmissão de ônibus para a 60ª edição da feira UITP Mobility & City Transport Exhibition, em Genebra, Suíça, que aconteceu entre 26 e 30 de maio. A marca expôs no evento a transmissão automática de 6 velocidades Ecolife, os eixos AV 133 e a suspensão independente RL 55 EC.

O destaque da ZF é a transmissão automática de 6 velocidades Ecolife, que, segundo a marca, emite níveis mais baixos de ruído, equivalentes a ¼ de uma caixa de velocidades comum. Para ajudar na economia de combustível, o câmbio EcoLife conta com o software TopoDyn Life, que monitora a topografia do percurso feito pelo ônibus e ajuda a selecionar a velocidade mais adequada para equalizar desempenho e consumo.

O eixo para piso baixo AV 133, explica a ZF, tem novos consoles e conexões de parafusos, ficando mais leve e adequado para uso em sistemas Euro 6. O novo eixo foi projetado para suportar torques maiores graças às suas engrenagens e rolamentos, facilitando as operações de ônibus biarticulados. O AV 133 também pode ser instalado em projetos de transmissão alternativa, onde a motorização é elétrica ou híbrida, diz a fabricante.

Já a suspensão RL 55 EC foi desenvolvida para atender o segmento de midibus (veículo que fica entre o micro-ônibus e o ônibus convencional com chassi de 17 toneladas), que normalmente possui PBT de até 5,8 toneladas, explica a fabricante. O produto permite que os veículos executem curvas fechadas com mais conforto e menor inclinação lateral. Outro ponto que a ZF destaca na suspensão é o ângulo de esterçamento da roda: 55 graus para a parte interna e 45 graus para a parte externa.