Empresa apresentou novidades focadas em melhorias para a mobilidade elétrica e automatizada
A ZF apresentou na Consumer Eletronics Show 2023 (CES), em Las Vegas, EUA, novas tecnologias voltadas para a mobilidade elétrica e automatizada. Um dos destaques foi o computador de alto desempenho ZF ProAI com capacidade para vários domínios, o que significa que um dispositivo pode suportar ADAS (Sistema Avançado de Assistência ao Motoristas) baseado em domínio, infoentretenimento ou funções de chassi em placas separadas.
A ZF aumentou em 50% o poder de computação geral, atingindo 1500 TeraOPS. A nova edição multidomínio do ZF ProAI oferece excelente eficiência energética de 5 TOPS por watt, medindo 12x6x2 polegadas. Segundo estimativas da empresa, a expectativa é de que 30 a 40% das novas plataformas de veículos sejam baseadas em domínio até 2025.
Outra inovação apresentada foi o ZF Heat Belt, dispositivo projetado para reduzir a energia consumida no aquecimento do interior dos veículos. O cinto de segurança aquece a parte da frente do corpo através de fios trançados, atingindo uma temperatura máxima de 40 graus celsius usando apenas 70 watts de energia.
O grande lançamento da marca no evento foi o veículo autônomo nível 4 da ZF, que será desenvolvido em parceria com a Beep, empresa especializada em veículos autônomos, e será destinado ao transporte público dos Estados Unidos. Com capacidade para transportar até 22 pessoas, possuem autonomia de até 128 quilômetros e podem trafegar tanto em vias exclusivas, quanto em locais compartilhados com outros veículos.