Empresa mostrou novos eixos, motores elétricos, componentes auxiliares e soluções de conectividade

A ZF apresentou, durante o evento Busworld 2025 realizado em Bruxelas, na Bélgica, novidades para seu portfólio de componentes para ônibus urbanos e rodoviários, com foco em eletrificação, automação e segurança ativa.

Entre os principais produtos, a marca revelou uma nova geração de família de eixos desenvolvidos para futuras plataformas. A gama inclui o modelo A134, projetado para ter menor peso e maior capacidade de regeneração de energia, e o modelo AV134, que suporta até 20% mais torque e reduz até 4% o consumo de energia em relação à geração anterior, com início de produção previsto para 2027.

A empresa também apresentou seu novo motor elétrico CeTrax 2, que atinge eficiência mínima de 94,5%, além do propulsor elétrico AxTrax 2 LF que pode gerar economia de até 20% em energia, segundo testes realizados pela fabricante.

Além desses componentes, a empresa mostrou peças de sistemas auxiliares, incluindo a nova Unidade de Suprimento de Ar equipada com o compressor Scroll e-comp, que não possui óleo e reduz ruído, vibração e aspereza (NVH).

Por fim, a ZF exibiu duas novas soluções focadas em segurança, sendo o sistema avançado de alerta de distração do motorista, que pode identificar fadiga e comportamentos irregulares do motorista, e o gravador de dados de eventos, que registra informações sobre incidentes para análises posteriores.


