Empresa informa que a transmissão pode proporcionar, pelo menos, 10% de alcance adicional
Na IAA 2025, a ZF apresenta a transmissão automática “8HP evo”. Com base na transmissão de referência de 8 velocidades e com desenvolvimentos adicionais, a 8HP evo foi projetada para abranger diferentes plataformas híbridas e requisitos das montadoras.
“As montadoras hoje precisam de soluções rápidas, flexíveis e escaláveis para um amplo portfólio de acionamentos. A 8HP evo oferece exatamente isso e cobre toda a gama. Essa combinação é atualmente única”, disse Mathias Miedreich, membro do Board Mundial e responsável pela Divisão de Tecnologia de Acionamento para Veículos Elétricos. “A hibridização não é uma solução provisória, mas parte da resposta. A 8HP evo combina alcance, eficiência e flexibilidade. Nossa tecnologia se adapta à diversidade dos mercados”, completa.
8HP evo
A transmissão automática de 8 velocidades é um dos produtos de maior sucesso da ZF. Desde o início, a geração atual também foi projetada para uso em modelos híbridos, além dos acionamentos de combustão convencionais, de acordo com o princípio modular. No desenvolvimento da atual 8HP evo, a ZF está impulsionando ainda mais a eletrificação e a eficiência da transmissão. A 8HP evo usa menos componentes do que sua antecessora direta. É, portanto, mais leve e menos complexa de montar.
Todos os componentes devem levar em conta o desejo de uma maior autonomia elétrica, razão pela qual os desenvolvimentos posteriores dizem respeito ao motor elétrico, à eletrônica de potência e aos componentes mecânicos. O desempenho mais alto do processador permite funções avançadas de software para os clientes. Ao mesmo tempo, a estrutura do software foi alterada para que as montadoras possam agora acoplar ao software de controle da transmissão com pouco esforço.
Trem de força eletrificado
A 8HP evo se beneficia de outra novidade da ZF, a plataforma SELECT. Para esta solução modular e escalável para sistemas de transmissão eletrificados, a ZF desenvolveu recentemente componentes-chave de tecnologia que atingem todo o seu potencial quando usados em conjunto.
Na configuração híbrida plug-in (PHEV), por exemplo, a potência elétrica máxima aumenta de 160 kW para 200 kW e o torque elétrico máximo de 500 Nm para 600 Nm. As perdas no eixo de entrada são reduzidas em cerca de 28%. Juntamente com um maior desenvolvimento funcional, a ZF informa que é possível até 10% mais autonomia com a mesma capacidade da bateria em comparação com o modelo anterior.
Até o momento, as transmissões automáticas eletrificadas de 8 velocidades foram projetadas para uso em sistemas híbridos leves de 48 V (MHEV) e PHEV de 400 V. Com a 8HP evo, a ZF agora também tem uma solução dedicada para veículos sem opções de carregamento externo, as chamadas plataformas HEV baseadas em 400 V. Com essa abordagem tecnológica, as baterias são carregadas durante a condução, por exemplo, por meio de recuperação, e toda a transmissão é mais leve que a variante PHEV e, portanto, também mais barata. Em comparação com os híbridos leves de 48 V, os híbridos completos não apenas suportam o motor de combustão ao dar partida ou acelerar, mas também permitem a condução elétrica sem ter que depender de uma infraestrutura de carregamento.




