ZF Annotate: o que é o novo sistema?

Sistema de referência é baseado em nuvem com dados de objetos e estradas para o desenvolvimento do sistema ADAS e AD

Para avançar no desenvolvimento das soluções ADAS e AD, a ZF desenvolveu o serviço de validação baseado em nuvem e habilitado para IA – Inteligência Artificial, o ZF Annotate.

Câmeras, radares ou sensores ultrassônicos fornecem continuamente informações a partir das quais o veículo cria uma imagem tridimensional de seu ambiente. Os sistemas devem reconhecer uma grande variedade de objetos em tempo real, incluindo veículos, pessoas, faixas e sinais de trânsito, por exemplo.

Esses dados do sensor devem ser processados digitalmente de maneira correta para que o veículo sempre receba a “verdade absoluta” – conhecida na indústria como “verdade básica” – para calcular e implementar uma função de direção baseada nela.

Comparar as informações coletadas do sensor com um conjunto de sensores de referência, aumenta a acuracidade.

IA – Inteligência Artificial

Com base nos dados do veículo do próprio cliente e nos registros adicionais de dados dos sensores da ZF – a medição de referência – a solução de serviço baseada em nuvem fornece a “verdade básica”.

O ZF Annotate atua como uma configuração redundante que é independente do conjunto de sensores a ser verificado e é confrontado com as mesmas informações durante a condução na estrada.

Os dados registrados são então carregados na nuvem e analisados. Graças à inteligência artificial, todos os objetos relevantes são marcados, classificados e atribuídos com precisão, associados a números de identificação exclusivos e os objetos em movimento são rastreados.

Essas informações do objeto fazem parte da descrição completa do modelo ambiental – a verdade básica. Após esta “anotação”, o software fornece uma medição comparativa. Isso torna o ZF Annotate uma solução de validação com suporte de IA para testar e treinar sistemas ADAS/AD modernos do Nível 2+ ao Nível 5.

“O ZF Annotate combina as vantagens de um conjunto de sensores de referência robusto e independente com um serviço de nuvem escalável que utiliza algoritmos inteligentes de rastreamento 2D e 3D”, informa o Dr. Holger Klein, CEO do Grupo ZF.

Os sistemas comparáveis anteriores dependiam principalmente da anotação 2D para a validação de dados de referência e, assim, mapear o ambiente em distância e ângulo horizontal. O ZF Annotate com capacidade 3D adiciona informações de altura aos dados.

Velocidade de processamento e custos

Os dados de medições de referência do ZF Annotate podem acelerar o desenvolvimento e o ajuste fino de sistemas ADAS e AD complexos. Até agora, a validação de tais sistemas envolvia muito trabalho e era demorada, uma vez que os dados de referência eram tradicionalmente anotados manualmente por humanos.

“Graças à inteligência artificial, podemos acelerar o processo de validação em até 10 vezes e, assim, reduzir uma anotação de doze para dois meses. Isso economiza tempo e dinheiro dos nossos clientes”, explica Klein. “Com o ZF Annotate, somos capazes de gerar uma ‘verdade básica’ no menor tempo possível”, afirma Klaus Hofmockel, Head de Pesquisa e Desenvolvimento da Divisão de Sistemas de Assistência ao Motorista e Eletrônicos. “Com a capacidade de trabalhar 24 horas por dia, sete dias por semana, nosso serviço baseado em nuvem completa a validação dos dados de referência em um tempo notavelmente curto em comparação ao mercado, sem qualquer perda de qualidade”, conclui.

Possibilidade de implementação variada

Dependendo dos requisitos do cliente, os sensores de referência são usados no próprio veículo de teste ou no modo “Pursuit”. Este é um conjunto de sensores montado em um veículo de dados de referência separado. O modo Pursuit pode ser usado sem grandes ajustes no veículo que está sendo testado.

Essa flexibilidade na aplicação torna o ZF Annotate independente de fabricantes específicos de sensores. A modificação dos veículos de teste de alta tecnologia dos clientes também não é mais necessária. Assim, os clientes também podem incluir o serviço em projetos de desenvolvimento já iniciados.

Além disso, os dados de referência registrados não se limitam apenas a uma vista frontal. Dependendo dos requisitos do cliente, o conjunto de sensores de referência pode fornecer uma visão abrangente de 360 graus, proporcionando uma representação detalhada e precisa do entorno do veículo.

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