ZEN reafirma importância do tensionador de correia para o motor

626-zen-tensionadores

O tensionador é responsável por manter a tensão correta da correia de sincronismo das peças internas do motor e, quando houver, também a da correia de acessórios. Segundo técnicos da ZEN, fabricante de autopeças instalada na cidade de Brusque/SC, o tensionador da correia do motor é um componente que não dá sinais de desgaste. Em alguns casos específicos, uma luz no painel de serviços pode acender.

A vida útil do tensionador pode variar de 50 a 60 mil quilômetros. A ZEN recomenda fazer uma inspeção preventiva a cada 10 mil quilômetros, ou ainda, no intervalo de um ano.

Segundo a empresa, se esse item estiver desgastado pode provocar falhas como a rigidez na direção hidráulica, parada do veículo por falta de carga na bateria, superaquecimento do motor e/ou empenamento das válvulas de comando por perda de sincronismo. Nesses últimos dois casos, a ZEN afirma que o prejuízo apenas para o reparo do motor pode variar de R$ 1 mil, em um veículo popular de oito válvulas; a até R$ 8 mil, em um modelo mais complexo e sofisticado.

A ZEN recomenda que o proprietário do veículo solicite a troca do tensionador e da correia de uma vez só. Dessa forma, o mau funcionamento de uma peça não prejudicará a outra. No reparo, deve ser eliminado qualquer vazamento de água ou óleo nesse conjunto. Outros cuidados que devem ser observados são o alinhamento das peças, o sentido do tensionamento e a tensão nominal correta.

Feita a troca, algumas dicas podem ser adotadas para garantir maior vida útil ao sistema, como, por exemplo, a não utilização de produtos químicos ou derivados de petróleo na limpeza do conjunto e o não direcionamento de jatos de alta pressão nas polias.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php