Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Wabco dá dicas para cuidar do ar comprimido no freio de pesados

626-WABCOTruckTecnologies

Para prevenir falhas e assegurar a vida útil do sistema pneumático de veículos comerciais, a Wabco afirma que o ar comprimido requer atenção antes de o veículo pegar a estrada. O gerente de aplicação, treinamento e assistência técnica da Wabco, Germano Collobialli, lista o que é preciso observar antes de iniciar uma viagem, explica o que fazer componente por componente e, de cara, já destaca o compressor de ar, regulador de pressão e o secador de ar, itens importantes quando se fala em manutenção do sistema pneumático.

Compressores de ar
O nível de óleo do motor deve estar entre as marcações máxima e mínima na vareta de verificação, pois, além de ser importante para o motor, o óleo é também utilizado para lubrificar os componentes do compressor de ar. Para compressores de ar que possuem refrigeração a água, verifique também o nível do reservatório bem como a qualidade do líquido de arrefecimento recomendado pelo fabricante do motor do veículo.

Antes de ligar o motor do veículo para carregar o sistema pneumático e verificar a pressão do ar nos manômetros, certifique-se de que a válvula de freio de mão está acionada (freio de estacionamento aplicado). Feito isso, ligue o motor e observe se os reservatórios de ar começam a ser carregados por completo (normalmente 8 ou 10 bar). Após concluído o processo de enchimento dos reservatórios de ar, observe também se há algum alerta sobre o “status” da pressão pneumática (exemplos: aviso sonoro, se a luz indicadora de baixa pressão localizada no painel de instrumentos permanece acesa etc.). Se isso ocorrer, pode ser um sinal de que há problema no sistema pneumático; nesse caso, procure por profissional qualificado para solução do problema.

Seguem algumas recomendações que o mecânico deve passar para o motorista:

1) Sempre observe se a pressão do sistema pneumático, indicada pelos manômetros no painel de instrumentos, alcança o valor máximo (consulte manual do fabricante do veículo).

2) Se ao ligar o motor e acelerar, o valor da pressão pneumática não aumentar (ou mesmo, demorar para aumentar), verifique se há alguma falha no sistema ou fuga de ar devido a vazamento em algum componente.

3) Nunca viaje com veículo que apresente problemas no sistema pneumático (baixa pressão, muita demora para recarregar, vazamentos etc.).

4) Certifique-se de que o veículo está com a manutenção em dia, conforme recomendação do fabricante.

Regulador de pressão
Observar a forma como o regulador de pressão está trabalhando. A primeira se dá quando o regulador atinge a pressão máxima de regulagem (pressão máxima do freio), fazendo com que abra a válvula de descarga e como consequência, o ar comprimido procedente do compressor de ar é soprado para a atmosfera (esse processo não é válido para veículos com “governador” – a outra opção existente para controlar a pressão pneumática dos sistemas de freio a ar).

Fique tranquilo, pois a pressão máxima de trabalho (8 ou 10 bar) está mantida. A segunda acontece quando o regulador atinge a pressão mínima de trabalho, fazendo com que a válvula de descarga feche e, normalmente, o sistema pneumático volta a ser carregado até atingir novamente o nível de pressão máxima de trabalho. Esse ciclo de abrir e fechar da válvula de descarga se repete sempre que ocorrer consumo do ar comprimido do sistema pneumático (várias atuações dos freios, por exemplo), de maneira a reduzir significativamente a pressão máxima do freio.

Secador de ar
Há modelos de veículos que possuem secador de ar instalado. Assim sendo e em condições normais de aplicação, tanto os cartuchos convencionais quanto os cartuchos com coalescência (Wabco Air System Protector) devem ser trocados, em até dois anos de uso. Para verificar a condição do cartucho/filtro do secador de ar, consulte profissional qualificado.

Reservatório de ar
É recomendado drenar periodicamente os reservatórios de ar com o objetivo de eliminar qualquer possibilidade de acúmulo de água, óleo ou mesmo de pequenas partículas metálicas; impurezas procedentes do compressor de ar (isso também é válido para veículos com secador de ar instalado no sistema pneumático).

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php