A Volkswagen Caminhões e Ônibus já atende encomendas do chassi VW 9.150 ECE, especialmente criado para receber encarroçamentos de carro-forte para o transporte de valores, mas atenderá outros mercados de transporte de cargas. O modelo foi desenvolvido a partir de pesquisas realizadas junto a clientes, revendedores e empresas encarroçadoras. Entre as novidades do produto estão a oferta de um kit para reposicionamento do cockpit, opções de acionamento da transmissão e suspensão reforçada.
O chassi VW 9.150 ECE (ECE significa chassi especial com motor eletrônico) está equipado com motor MWM International 4.12 TCE Euro III e transmissão ZF S5 420 HD, de engates precisos e macios, com opções de acionamento direto ou opcionalmente a cabo. O eixo dianteiro tem bitola larga, de 1.894 mm, e em conjunto com a suspensão traseira reforçada e recalibrada, proporciona maior segurança e estabilidade ao veículo. Inclui freios pneumáticos com válvula sensível à carga no eixo traseiro. Já a distância entre eixos do chassi é de 2.850 mm, e o peso bruto total é de 8.500 kg (sendo 3.200 kg no eixo dianteiro e 5.300 kg no eixo traseiro), proporcionando distribuição de carga adequada ao veículo encarroçado.
Para atender as necessidades dos diversos modelos de carrocerias existentes no mercado nacional, foi desenvolvido em parceria com a encarroçadora SBB um kit para reposicionamento do painel que é composto por pedaleiras, suporte do painel, coluna de direção e suporte da caixa de direção. O painel de instrumentos é um item opcional do chassi VW 9.150 ECE. Além disso, o produto sai de fábrica com um reservatório de combustível provisório, de 20 litros e o tanque definitivo, de 150 litros, é enviado separadamente à encarroçadora, que a fixará conforme o layout da carroceria.