O Volkswagen Jetta chega à rede de concessionárias da marca com mais potência no motor, devido vir equipado com propulsor de 5 cilindros, 2,5 litros, com 170cv, 20 cavalos a mais otimizados pelo coletor de admissão, que gerou também uma reprogramação da ECU (central eletrônica que gerencia o funcionamento do motor).
O modelo está disponível no Brasil desde julho de 2006 e a marca divulga que o Jetta se destaca pela harmonia do design interno e externo, pelo conjunto de equipamentos de série e transmissão automática Tiptronic de seis marchas. De série, vem equipado com computador de bordo, piloto automático, volante de direção multifuncional, retrovisores externos elétricos, CD Player com MP3, dez alto-falantes e ar-condicionado eletrônico de duas zonas.
Inclui airbags frontais e laterais, além do tipo cortina, que compõem um total de seis bolsas infláveis que abrem-se em impactos laterais preenchendo toda a região dos vidros laterais assegurando a proteção da região do crânio dos ocupantes do banco dianteiro e traseiro. Além desse itens, incorpora freios ABS (sistema anti-bloqueio das rodas) e EBD (distribuidor eletrônico de frenagem), disco ventilado nas rodas dianteiras e sólidos nas traseiras, que em conjunto permitem frenagens seguras e sem desvios de trajetória.
A assistência eletrônica também é feita por meio do ASR (controle eletrônico de tração), que evita o destracionamento das rodas dianteiras e um sistema de segurança denominado ESP (programa eletrônico de estabilidade), que corrige e evita que as rodas patinem ou derrapem por excesso de velocidade ou piso escorregadio.