Há algumas semanas, proprietários do Gol e do Voyage Volkswagen surgiram nas concessionárias da montadora com problemas incomuns nos motores 1.0l VHT destes modelos. A empresa realizou um estudo para identificar o que estava ocasionando os chamados e descobriu uma deficiência na lubrificação do conjunto.
De acordo com a fabricante, o defeito é provocado pela perda das propriedades de lubrificação do óleo, por conta da ação do álcool combustível no tipo de óleo atualmente utilizado. A empresa deixa claro que o fabricante do lubrificante fornece o produto de acordo com as especificações da Volkswagen.
Anteriormente, a empresa utilizava outro tipo de especificação em seus propulsores, mas desde abril de 2008 passou a trabalhar com um novo componente. Para solucionar as ocorrências, a companhia vai retornar a utilizar o produto tradicional.
Para tranqüilizar os clientes, a Volkswagen anuncia que vai se comprometer em estender o prazo de garantia dos motores VHT 1.0l, produzidos desde abril de 2008, de três para quatro anos.