A Volkswagen Caminhões e Ônibus em parceria com a EcoRodovias, iniciou testes para avaliar o desempenho e a confiabilidade do B100, biodiesel 100% renovável de origem vegetal, na frota de atendimento rodoviário da concessionária Ecovias do Noroeste Paulista, no interior de São Paulo.
O objetivo do estudo é analisar a eficiência do B100 em condições reais de operação rodoviária, observando fatores como desempenho, consumo, impacto no ciclo de manutenção (desgaste do motor e troca de componentes) e confiabilidade em uso contínuo.
Produzido integralmente a partir de soja, o B100 é uma alternativa à descarbonização proposta pela Volkswagen Caminhões e Ônibus. Em comparação ao diesel fóssil tradicional, pode reduzir em até 90% as emissões de CO₂, segundo estudos da Agência Nacional do Petróleo (ANP), da Abiove e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
Os testes terão duração de 12 meses e envolverão quatro caminhões Volkswagen: um Meteor 29.530 (aplicação guincho), dois Delivery 11.180 (aplicação guincho) e um Constellation 17.190 (aplicação pipa).
A iniciativa também está alinhada às metas de redução de emissões da Agenda ESG 2030 da EcoRodovias, que prevê cortes de 25% até 2026 e de 42% até 2030 nas emissões de Escopo 1 (diretas, das operações) e Escopo 2 (indiretas, da energia adquirida).
Como será realizado o teste
O abastecimento será feito por um caminhão comboio da Petroservice, subcontratada da F8 Fuel, utilizando um tanque instalado na base do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU 2), em Araraquara (SP). O biodiesel é fornecido pela Brejeiro, tradicional produtora de combustível renovável a partir da soja.
Todos os veículos participantes receberão as adaptações necessárias para o uso do B100 e passarão por acompanhamento técnico contínuo realizado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus e pela EcoRodovias.