Modelo sedã tem mecânica reconhecida no mercado, mas a transmissão automática ainda deixa suas dúvidas quanto à facilidade de manutenção
Texto: Carolina Vilanova
Fotos: Imprensa VW
A Volkswagen tem como tradição lançar séries especiais em alusão à Copa do Mundo, nesse ano, que o campeonato vai ser disputado bem aqui, não foi diferente. A série Seleção contempla os modelos Gol e Voyage, nas versões 1.0 e 1.6, e o que muda são os detalhes de acabamento e a oferta dos equipamentos de série. Fizemos o teste no modelo 3 volumes, o Voyage Seleção, com o potente motor 1.6 e o já conhecido câmbio automatizado.
O motor 1.6l EA111 VHT, que equipa o Voyage, é um velho conhecido dos mecânicos, mas que a cada dia sofre modificações em relação, principalmente, às novas tecnologia e os novos componentes. Nesse caso, o propulsor é posicionado de forma transversal no cofre dianteiro e, de acordo, com a engenharia da marca, foi construído para que o atrito das peças internas fosse reduzido.
Conta com comado simples com duas válvulas por cilindro, construídas com materiais mais leves que funcionam bem em sintonia com as molas das válvulas, cuja carga foi ajustada para baixos e altos regimes de rotação do motor. O resultado é um desempenho muito bom e torque alto desde uma baixa faixa de rotação.
Sendo assim, abastecido com etanol entrega a potência de 104 cv a 5.250 rpm e 101 cv com uso da gasolina, também com 5.250 rpm. Já o torque máximo alcança os 15,6 kgfm com etanol e 15,4 kgfm quando abastecido com gasolina, sempre a 2.500 rotações.
O modelo pode ser equipado com câmbio manual ou automatizado, ambos de 5 marchas. Nesse caso, usamos a transmissão automatizada ASG (iniciais de Automated Sequential Gearbox), que caracteriza a versão I-Motion. Apesar do conforto de não precisar trocar as marchas, a mudança ainda é um pouco lenta, distante de um modelo automático.
Mas em relação ao conjunto mecânico, além das evoluções, pouca coisa mudou no Voyage Seleção em relação ao restante da linha. Detalhes de visual, acabamento e itens de série é que ganharam destaques. Como por exemplo, o escudo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nos para-lamas e a inscrição “Seleção” na tampa do porta-malas. Os faróis com duplo refletor tem máscara negra e o radiador pintado na cor Preto Ninja. As rodas são de liga leve de 14 polegadas, com desenho “Thor”, e pneus nas medidas 185/65 R14.
No interior, os materiais são de primeira, com bancos tem malharia com grafismo em baixo relevo “Soccer”, que remete ao desenho de bolas de futebol, além da faixa na cor azul e o logotipo da série gravado. Pedaleiras de alumínios e porta-objetos portátil, que traz o escudo da CBF.
Segundo a Volkswagen, os equipamentos de série da versão são: vidros elétricos nas quatro portas; direção com assistência hidráulica; sistema de som com funções de rádio e I-System, que inclui o sistema ECO Comfort, orientando o motorista a dirigir de forma mais econômica, por meio de mensagens no painel. Entre os opcionais estão ar-condicionado, volante com comandos integrados, shift paddles para trocas manuais de marchas, sensor de aproximação de obstáculos traseiros (PDC – Parking Distance Control) etc.
Patrocinadora oficial da Seleção Brasileira de Futebol, a Volkswagen está lançando a série Seleção para os modelos Gol, Voyage e Fox, nas versões com motor 1.0l ou 1.6l e transmissão manual ou automatizada. Serão produzidas apenas 20 mil unidades. O preço começa do Voyage Seleção 1.6 I-Motion é de R$ 44.550,00.
Ficha técnica
Motor
Cilindrada: 1.598 cm³
Potência: 104cv (etanol) e 101cv (gasolina) a 5.250 rpm
Torque: 15,6kgfm (etanol) e 15,4kgfm (gasolina) a 2.500rpm
Alimentação: Injeção multi ponto
Transmissão: Automatizada de 5 velocidades
Direção: Hidráulica
Freios dianteiros: Disco ventilado
Freios traseiros: Tambor
Equipado com ABS e EBD
Suspensão dianteira: tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira: tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.