Novos componentes são inspirados na indústria aeroespacial
A Volvo Caminhões apresentou melhorias na aerodinâmica para veículos pesados, incluindo estabilizadores de fluxo de ar da cabine, defletores de ar estendidos e saias laterais do chassi. Segundo a fabricante sueca, as alterações podem reduzir o consumo de combustível em 7% e as emissões de poluentes em até 2%, quando comparado com os modelos de caminhões sem o novo pacote aerodinâmico.
O componente mais importante do conjunto, segundo a Volvo, são os estabilizadores de fluxo de ar, que são posicionados nos cantos superiores da cabine e têm design composto por pequenas aletas que direcionam o fluxo de ar, reduzindo turbulências nas bordas da cabine. A solução é inspirada em técnicas usadas na aviação, segundo Anders Tenstam, especialista sênior em aerodinâmica da Volvo.
Outros componentes do novo pacote aerodinâmico incluem defletores de ar com extensão adicional de 50 mm, que diminuem o vão entre a cabine e o reboque, e as saias de chassi redesenhadas. De acordo com a marca, a aerodinâmica pode ser um fator decisivo na economia de combustível em veículos de transporte pesado de longa distância.
As melhorias já estão disponíveis para os modelos FH, FH Aero e FM na Europa. Jan Hjelmgren, diretor de gerenciamento de produto da Volvo Caminhões, disse: “As mudanças representam um avanço em relação às melhorias introduzidas no ano passado. Com isso, oferecemos ainda mais eficiência para nossos clientes”.