O Grupo Volvo explica que produziu recentemente sete caminhões livres de emissão danosa de dióxido de carbono ao meio ambiente, os quais foram demonstrados pela primeira vez no início de setembro, em Estocolmo, na Suécia, país sede mundial do Grupo Volvo. Os caminhões são equipados com motores Volvo de 9 litros diesel modificados para operar com sete tipos diferentes de combustíveis renováveis, líquidos ou gasosos. De acordo com o relatório Stern, aproximadamente 14% do total global de emissões de dióxido de carbono virão do setor de transportes, sendo que o rodoviário é responsável por cerca de 10% do total.
Os sete caminhões exibidos podem rodar com diferentes combustíveis e/ou combinações de combustíveis renováveis: biodiesel, biogás combinado com biodiesel, etanol/metanol, DME, diesel sintético e gás de hidrogênio combinado com biogás. A marca explica que como estes combustíveis são produzidos a partir de materiais renováveis, não geram contribuições de dióxido de carbono para o ecossistema ao serem queimados e, portanto, não têm impacto no meio ambiente.
Ainda não há informação quanto ao percentual do transporte de cargas no volume dessas emissões, entretanto um cálculo com base nas condições e estatísticas européias aponta que veículos de passageiros representam 60% das emissões de dióxido de carbono e o transporte de cargas os outros 40%.
– Montadora analisa combustível mais adequado
O abastecimento dos diferentes combustíveis renováveis ainda é significativamente limitado e não há produção ou distribuição em larga escala para a maioria das alternativas que poderiam ser usadas em transporte livre de dióxido de carbono. Por esse motivo, a Volvo realizou sua própria análise dos combustíveis renováveis que são mais adequados para conseguir um transporte livre de dióxido de carbono. Nestas análises, a montadora levou em consideração o impacto no meio ambiente, eficiência energética, nível de eficiência no uso do solo para o cultivo das plantas para os respectivos tipos de combustíveis, quantidades de combustíveis que poderiam ser potencialmente produzidas, nível de adaptação exigido no veículo em termos técnicos, custos dos combustíveis e a facilidade de distribuição de cada combustível.