A Volvo apresentou a renovação da sua linha de caminhões VM para o Brasil e América Latina. De acordo com a fabricante, as novidades ficam por conta das duas novas opções de modelos: além das opções 4×2, 6×2 e 6×4, já conhecidas, agora a gama também possui versões 8×2 e 8×4. Para o segundo trimestre do próximo ano, a Volvo promete a inclusão da caixa de câmbio eletrônica I-Shift na linha VM, a mesma que já equipa mais de 90% dos caminhões da linha F.

As opções de motorização para as configurações 4×2, 6×2 e 6×4 continuam sendo de 220 cv, 270 cv e 330 cv (equipadas com SCR, sistema que faz a redução dos poluentes através do uso de Arla 32), assim como as caixas de câmbio de 6 e 9 marchas estão mantidas. Para as novas opções 8×2 e 8×4, os motores disponíveis são os de 270 e 300 cv, mas com uma maior oferta de caixas de câmbio. Na configuração 8×2, o transportador pode optar por caixas de 6, 9 ou 12 marchas. Na versão 8×4, as caixas de câmbio podem ter 10 ou 12 marchas.

Segundo a fabricante, os VMs 8×2 e 8×4 são voltados para o segmento rodoviário e podem rodar em operações de média distância, entre 200 e 400 quilômetros. A Volvo garante que os novos caminhões com quatro eixos proporcionam um aumento de 22% na capacidade de carga líquida, saltando de um PBP (Peso Bruto Total) de 23 toneladas para 29 toneladas. “Dependendo do tipo de operação, os caminhões com quatro eixos podem transportar cerca de 5 toneladas a mais de carga líquida em relação a um veículo de 3 eixos”, diz Ricardo Tomasi, engenheiro de vendas da Volvo no Brasil. “Na prática, esse aumento representa um ganho de uma a cada quatro viagens”, calcula Sérgio Gomes, diretor de estratégica de caminhões do Grupo Volvo América Latina.

Ainda para as novas versões, a Volvo detalha que a embreagem maior de 395 milímetros é feita de material de disco de revestimento reforçado, que não contém asbestos. Nas motorizações de 330cv, há grande oferta de tomadas de força, enquanto que, para o VM 270cv 8×4, a fabricante conta que há ainda uma tomada de força no motor para aplicações nas quais é necessário o funcionamento do implemento com o caminhão rodando, como, por exemplo, em aplicações para betoneira.

O segundo eixo direcional das versões de 4 eixos possui um suspensor com comando no painel. Os caminhões VM com quatro eixos também tem um sensor de carregamento, que evita que o motorista levante equivocadamente o eixo direcional, após o caminhão ter atingido velocidade superior a 10 quilômetros por hora, evitando operação com sobrecarga.

O novo visual da linha VM está próxima aos novos caminhões FH lançados recentemente na Europa. Internamente, a Volvo decidiu manter a atual ergonomia do caminhão. No pós-venda, a linha VM dispõe de programas de manutenção, peças e lubrificantes genuínos, peças remanufaturadas Volvo (Reman) e o Volvo Atendimento Rápido (Voar, o serviço de atendimento emergencial da marca), entre outros.
