Um estudo realizado pela Volvo Trucks, constatou que o número de paradas não planejadas dos caminhões pode ser reduzido em 80% com uma simples manutenção preventiva.
Para identificar os motivos que levam a paradas inesperadas e evitá-los, a Volvo Trucks realizou essa pesquisa baseada em dados de 3.500 caminhões Volvo em um período de mais de cinco anos. Com a base de estatísticas reais, a empresa pode realizar simulações avançadas e gerar uma gama de possíveis situações de manutenção para analisar como, porque e quando os caminhões têm paradas não planejadas.
“O estudo mostrou claramente que monitorar o uso do caminhão e a condição de diferentes componentes chave do veículo, possibilita planejar melhor a manutenção. Acreditamos que podemos reduzir o número de paradas não planejadas em 80% se a manutenção do caminhão for realizada dentro dos prazos ou em resposta às necessidades reais,” explica Hayder Wokil, diretor de Qualidade e Disponibilidade da Volvo Trucks.
De acordo com a Volvo, caminhões conectados são o caminho para o objetivo de zero paradas não planejadas. Um dos principais pré-requisitos para a redução do número de paradas não planejadas é ter condições de prever as necessidades em serviços e manutenção, e de customizar o atendimento para cada caminhão individualmente.
No Brasil, a Volvo afirma que vem trabalhando intensamente para aumentar ainda mais a tradicional disponibilidade dos caminhões Volvo. “Estamos trabalhando nosso plano de manutenção Ouro, com foco intensivo no processo de atendimento aos nossos clientes e na ampliação da capacidade de atendimento da Rede de Concessionárias Volvo no país”, afirma Reinaldo Serafim, gerente comercial de pós-venda da Volvo no Brasil.
Apesar dos progressos nesta área ainda há muito espaço para a ampliação da manutenção preventiva. “Temos um potencial considerável nesta área para aumentar a disponibilidade dos caminhões. Veículos conectados são o caminho para zero paradas não planejadas no futuro”, reforça Serafim.
Um exemplo de conectividade já disponível para a nova linha F no Brasil é o Voar Oncall, que faz a conexão do motorista com o VOAR (Volvo Atendimento Rápido) por meio de um simples toque em um botão disponível no painel do caminhão. Ao acionar o botão, todas as informações sobre o caminhão e o foco do motivo da parada relatado pelo motorista podem ser acessados por técnicos da Volvo remotamente.