O Volvo XC60 fará a sua estréia mundial no Salão de Genebra, na Suiça, em 4 de março deste ano, e as primeiras unidades deverão chegar às revendas na Europa em setembro de 2008. O XC60 será lançado mundialmente com os motores T6 turboalimentado, que produz 285 cv e duas variantes do turbodiesel D5, produzindo 185 cv e 163 cv. A tração nas quatro rodas (All Wheel Drive – AWD) será equipamento de série.
Para Fredrik Arp, presidente e CEO da Volvo Automóveis, esse modelo é o mais seguro já construído, além do mais belo, “o que é uma ótima combinação”. A montadora explica que na metade de baixo da carroceria as formas protuberantes típicas da linha XC criam uma aparência robusta, que combina com a grande altura em relação ao solo e as rodas largas. Na metade de cima, as linhas fluídas dão ao carro o charme de um cupê.
Uma grande variedade de sistemas de segurança inteligentes é outra parte importante da personalidade especial do XC60. Já o destaque é o City Safety, equipamento que pode ajudar o motorista a evitar ou reduzir os efeitos de impactos de baixa velocidade, que são comuns no tráfego da cidade e nos engarrafamentos. Se o motorista não reagir na iminência de uma colisão, neste caso o XC60 freia sozinho.
O Volvo XC60 será construído na fábrica de Volvo Automóveis em Ghent, na Bélgica. As vendas do modelo começam na Europa durante o segundo semestre de 2008 e na América do Norte no ínício de 2009. A meta de vendas anual para o XC60 em 2010 é de 67 mil carros. Os cinco maiores mercados serão os Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China.