A Volvo comemora o caminhão VM número 10 mil, modelo que foi lançado no País em setembro de 2003 e atualmente atinge mais de 40% das vendas totais da montadora no continente. A linha VM inaugurou neste segmento o conceito de veículos com cabine mais confortável, motores com potências maiores, atributos de segurança e diferentes opcionais.
Quando foi lançado, o modelo era o único em sua categoria a ter coluna de direção ajustável, prancheta incorporada ao volante, sistema de basculamento hidráulico da cabine, além de opcionais como imobilizador, climatizador e caixa de câmbio de 9 marchas. O modelo era também o único na classe a ter como componentes standard freios a disco dianteiros, coluna de direção ajustável e suspensões com molas parabólicas. Um projeto desenvolvido para as características brasileiras e um trem-de-força nacional garantem um baixo custo operacional.
“Temos orgulho de ter participado de uma mudança importante no mercado brasileiro de caminhões nesta categoria”, declara Reinaldo Serafim, gerente de vendas da linha VM. “Baixo consumo de combustível, grande disponibilidade e conforto são os fatores que estão conquistando os transportadores e, por conseqüência, impulsionando as vendas”.
A Vinhedos Transportes, de Bento Gonçalves/RS, também celebra com a Volvo o caminhão VM 10 mil. Especializada no transporte de móveis, a empresa opera a partir do Rio Grande do Sul, transportando cargas para Espírito Santo, Bahia e Sergipe. “Baixo consumo de combustível e pouca manutenção são algumas características que nos fazem escolher o VM para a nossa frota”, disse Paulo Guerra, proprietário da empresa.
Ganhadores de prêmio de segurança no trânsito
A Volvo divulga os vencedores do 17º Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito, que apresentaram ações criativas com foco na redução de acedentes de trânsito. O motorista Daniel Cesar Costa, de Salvador/BA, a educadora Eliana Pellison, de Americana/SP, a cidade de São José dos Campos, a empresa OHL Brasil, de São Paulo/SP e a Revista Época são, respectivamente, os vencedores nacionais do 17º Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito, nas categorias Motorista Profissional, Geral, Cidade, Empresa e Imprensa. Na categoria Transportadora de cargas e/ou passageiros, os vencedores foram a Cargolift Logística e Transportes, e Vix Logística.
O Prêmio contemplou ainda outros 20 vencedores regionais e conferiu três menções honrosas: o motorista Jair José dos Santos, da Gidion Transporte e Turismo, de Joinville (SC), por completar 20 anos de direção no trânsito urbano sem multa; a empresa Perkons, de Colombo (PR), por difundir informação e conhecimento para um trânsito mais seguro, e o Centro de Formação de Condutores Capra, de Guarujá (SP), pela atuação de destaque em sua área.
– Prêmio Volvo
Criado em 1987, como parte do Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST), o prêmio visa estimular soluções que contribuam para reduzir o número acidentes, mortos e feridos no trânsito brasileiro. Os vencedores nacionais ganham o troféu Volvo e uma viagem à Suécia, país que tem um dos menores índices de acidentes e possui um dos sistemas de trânsito mais seguros do mundo. Os ganhadores vão conhecer o que se faz naquele país nesta área e visitar a sede do Grupo Volvo. Já os vencedores regionais e menções honrosas recebem o troféu Volvo de Segurança.
Esta edição do Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito contou com 326 trabalhos inscritos, vindos de 125 cidades de 16 Estados de todas as regiões brasileiras. Por categoria, participaram 23 transportadoras, 43 empresas (de outros segmentos), 30 motoristas profissionais, 32 cidades, 78 jornalistas, equipes e/ou veículos de comunicação, além de 120 inscritos na categoria Geral.
– Vencedores nacionais
Menos mortes: Com o trabalho “Ações de educação de 0 a 80 anos” na categoria Cidades, São José dos Campos-SP mostrou que conseguiu reduzir de 7,22 para 2,5 o número de mortos (por 10.000 veículos) em acidentes de trânsito, sagrando-se vencedora nacional nesta categoria. Para atingir este resultado, desenvolveu ações em engenharia, sinalização, ciclovias, firmou parcerias com a ONG Global Road Safety Partnership (GRSP), e com o BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, além de ações de educação de trânsito em campo com jovens, empresas, e com a mídia da cidade.
Educação cidadã: A empresa OHL Brasil, de São Paulo, conquistou o troféu nacional do Prêmio Volvo, na categoria Empresa com o Projeto Escola OHL “Educar para humanizar o trânsito”. Criado em 2001 dentro da Intervias, de Araras (SP), o Projeto Escola expandiu-se, nos últimos anos, às demais concessionárias paulistas da OHL Brasil. Já atendeu a 220 mil alunos, 10 mil professores, 309 escolas de 55 municípios situados ao longo dos 1.147 quilômetros de estradas sob concessão do Grupo. Através de intensa mobilização comunitária, o projeto contribuiu significativamente para reduzir acidentes no entorno das escolas e nos municípios onde se localizam.
180 desastres aéreos: A revista Época venceu a categoria Imprensa nacional com a reportagem “Um avião a cada dois dias”, escrita pela jornalista Francine Lima e equipe. Publicada em 24 de setembro de 2007, a reportagem mostra que o trânsito brasileiro mata todo ano o equivalente a 180 desastres aéreos, como o da TAM. “Como enfrentar esta guerra invisível”, indagam os autores, Francine Lima, Ana Paula Galli e Rafael Pereira. Após descrever inúmeras histórias de acidentes e detalhar em infográfico as causas da violência no trânsito, os repórteres apresentam sete idéias que podem trazer soluções.
Cone Reflexivo: O motorista Daniel César Costa, de Salvador (BA), foi o vencedor nacional da categoria Motorista Profissional por sua criatividade: ele desenvolveu o Cone Reflexivo de Encaixe, um cone para melhorar a sinalização nos locais de acidentes. Com uma base 28 centímetros, o cone permanece fixo ao solo, ao contrário dos triângulos atuais, facilmente derrubados pelo deslocamento de ar dos veículos que trafegam nas pistas. Seu projeto de cone foi protocolado no Contran/Denatran para homologação.
Anjos & Lucros: Após constatar que o nível de acidentes com seus caminhões tinha relação com fatores como cansaço, sono e não conformidade com as normas da empresa, a Cargolift Logística e Transportes, de Curitiba (PR), criou o programa Anjo da Guarda, com o qual conseguiu reduzir em 90% o índice de acidentes com a frota. Programa de participação nos lucros, Sono Pontuado, aumento no quadro de motoristas, criação da Gerência de Risco, renovação da frota, reuniões com motoristas e com esposas foram algumas das ações desenvolvidas dentro do programa Anjo da Guarda. Pelos resultados obtidos com este programa, a empresa conquistou o prêmio nacional na categoria Transportadora de Cargas e/ou Passageiros.
Acidente Zero: A Vix Logística S/A, de Aracruz (ES), também mereceu o troféu nacional na categoria Transportadora de Cargas e/ou Passageiros, com o PAZ – Programa Acidente Zero. Iniciado em 2006, o programa transcende à segurança no trânsito e procura orientar, educar e acompanhar motoristas não só na direção dos caminhões como também na vida pessoal e familiar. A taxa de freqüência dos acidentes envolvendo os motoristas da empresa baixou de 0,9 para 0,7 acidentes por 1 milhão de quilômetros rodados, gerando economia à empresa. Um dos pontos altos foi o Programa Medicina do Sono.
Velocidade Máxima: Eliana Carvalho Pellison, monitora de educação, de Americana (SP), apresentou o melhor trabalho na categoria Geral, com o projeto “Velocidade Máxima: e daí?”, envolvendo 35 alunos de física e matemática do curso de Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio, através de parceria entre a empresa que trabalham – Santista Têxtil – e a Fundação Bradesco. Utilizando o filme “Velocidade Máxima” como atração, o projeto estimulava o debate sobre segurança no trânsito a partir das duas disciplinas. O grande interesse e envolvimento dos alunos resultou na produção de folhetos explicativos, experiências, brinquedos e cartazes que, expostos no restaurante da empresa, atraíram a atenção de todos os funcionários.