A Volvo está comemorando os 10 anos de lançamento do caminhão semipesado VM, lançado em 2003, em Gramado/RS. Até então, a Volvo produzia apenas caminhões pesados. “Uma década depois, o VM é um sucesso no Brasil e na América Latina e, atualmente, já atinge cerca de 40% das vendas totais da Volvo no País”, afirma o diretor de caminhões da Volvo no Brasil, Bernardo Fedalto.
De acordo com a fabricante, a linha VM inaugurou no segmento dos semipesados o conceito de veículos com cabine mais confortável e motores com potências maiores. “Temos orgulho de ter participado de uma mudança importante no mercado brasileiro de caminhões nesta categoria”, declara Francisco Mendonça, gerente de vendas da linha VM. Segundo a Volvo, o projeto do caminhão foi desenvolvido para as características brasileiras e latino-americanas.
A linha atual, lançada em 2011, é a terceira geração do VM, já disponível com motores Euro 5, com as opções de veículos rígidos de 220cv, 270cv e 330 cv, além do cavalo mecânico também de 330 cv e os VM vocacionais rígidos com propulsores de 270cv e de 330cv.