A Volvo Buses lançou seu ônibus articulado BTR Volvo 7800 na exposição Busworld de ônibus de grande porte em Xangai, na China, em evento encerrado recentemente. Trata-se de um veículo com 18 metros de comprimento, capacidade para 160 passageiros, piso baixo para facilitar o embarque e desembarque e motor de 9 litros montado lateralmente na parte dianteira do ônibus. O chassi Volvo B9SLA com carroceria diferente está sendo usado com sucesso no sistema BRT Transantiago no Chile, onde a Volvo entregou mais de 1500 unidades desse ônibus.
A marca explica que a sigla BRT é significa Bus Rapid Transit, e equivale aos sistemas organizados de transporte coletivo urbano existentes no Brasil, como o de Curitiba, no Paraná. BRT é uma solução para problemas de tráfego em muitas cidades em todo o mundo. O projeto envolve a criação de sistemas de transporte baseados em ônibus com alta capacidade de passageiros, modelos e pontos de ônibus que facilitam o embarque e desembarque rápido, em conjunto com soluções viárias que priorizam o ônibus. Esse ônibus possui quatro acessos amplos e piso baixo.
A maior parte dos ônibus é entregue na forma de kits preparados na planta principal de chassis de ônibus da Volvo, na Suécia. Componentes locais são acrescentados e o chassi é montado na planta da Sunwin em Xangai, local onde a carroceria é produzida. A carroceria é basicamente a mesma que as usadas nos ônibus chineses da Volvo com 12 metros, mas a frente e a traseira são novas e o interior foi adequado para atender ônibus articulados.