A partir da próxima semana o novo Volkswagen Passat estará à venda nas concessionárias da marca no Brasil em duas versões: Sedan e Variant. O modelo será equipado com motor 2.0 TSI, que estreou no Golf GTI, com 11 cv a mais em relação a versão anterior. O torque máximo, de 280 Nm, situa-se entre 1.700 e 5.200 rpm. O Passat TSI atinge 210 km/h. O câmbio é o DSG, com dupla embreagem e seis marchas.
Os dispositivos de segurança e conforto são muitos, com destaque para o sistema de detecção de fadiga, que detecta a perda de concentração do motorista e o avisa através de um sinal auditivo. Outras inovações são o controlador de velocidade e distância (ACC), Front Assist, que ajuda a evitar colisões frontais, a segunda geração do Park Assist, que agora também auxilia o estacionamento em vagas perpendiculares.
O estilo inconfundível do Passat é notável logo nas primeiras curvas e linhas que definem o automóvel. A dianteira é evidenciada por uma grade com quatro barras transversais, posta à mesma altura dos faróis. A personalidade do Passat é reforçada pelos novos faróis duplos, com iluminação bi-xenônio e LEDs opcionais. A traseira parece mais baixa e as superfícies mais largas.Também se destacam as lanternas traseiras, que agora envolve as laterais com uma área significativa das suas luzes principais.
Completam a lista de diferenciais o ótimo e renovado isolamento acústico, teto panorâmico maior, monitoramento direto da pressão dos pneus, frenagem urbana de emergência, suspensão dianteira tipo McPherson e traseira four-link, airbags frontais de duplo estágio e console central redesenhado.