Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Volkswagen reduz a emissão de gás carbônico na produção do Gol

A fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté/SP, que concentra a produção do Gol, reduziu em 13,4% a emissão de gás carbônico (CO2) no processo produtivo nos últimos cinco anos, deixando de gerar no período 2.714 toneladas deste elemento causador do efeito estufa. Esta redução de emissões deve-se à substituição do óleo diesel pelo gás natural como combustível de alimentação da caldeira e das estufas do processo de pintura e ao trabalho dos empregados do time de energia no combate ao desperdício.
Dentre as várias medidas para a redução das emissões, um exemplo foi decisão em atrasar em três horas o acionamento da caldeira nos meses de verão, aproveitando o calor natural do meio ambiente. “Desde a implantação do Sistema de Gestão Ambiental, em 2001, fizemos uma completa reavaliação de nosso processo produtivo, identificando e aproveitando todas as oportunidades de redução no impacto ambiental”, afirmou o diretor da unidade, Orlando Moral Junior.
Ao mesmo tempo que reduziu emissões, a fábrica também diminuiu em 33% a geração de material particulado na pintura. Isto foi possível graças à substituição das pistolas convencionais de pintura por pistolas eletrostáticas importadas dos Estados Unidos. O novo equipamento tem um gerador de tensão que ioniza o ar e dá à tinta uma carga elétrica negativa. Como a carroceria está aterrada, ela naturalmente tem carga positiva que atrai as partículas de tinta durante a aplicação, reduzindo pela metade as perdas do material aplicado na pintura.
A montadora explica que as novas pistolas proporcionaram uma redução de 22% no consumo de solventes e de outros insumos de pintura, como o primer e o verniz. Segundo o gerente de Engenharia e Manutenção, Carlos Henrique dos Santos, o capital investido na compra do equipamento e no treinamento dos pintores acabou sendo amortizado em menos de três meses, além de ter gerado grandes benefícios para o meio ambiente.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php