A jovialidade de uma station wagon e os atributos dos veículos multiuso ainda caracterizam o modelo, agora mais charmoso e muito agradável de dirigir
Victor Marcondes
Um carro que atende as exigências de um grande público, capaz de transportar sem incômodos uma família em viagem de férias e agradar até mesmo um jovem em busca de aventura. Essa característica evidente da SpaceFox não mudou na nova versão, mas já não se pode dizer o mesmo da performance e do design que evoluíram para melhor.
Nesta geração, o veículo traz o novo conceito implantado em todos os carros da marca ao redor do mundo. Muito mais elegante, as inovações realçam a impressão de largura e estabilidade. A parte frontal se destaca pelos filetes cromados presentes na grade dianteira e perto dos faróis de neblina.
De acordo com a Volkswagen, as alterações na frente influenciaram no desempenho e no consumo do veículo. O coeficiente aerodinâmico desta linha é de 0,336, um valor 6% menor em relação a Space anterior. Além disto, a versão ganhou um novo acabamento na dianteira, que melhora a refrigeração do motor.
Por falar nele, o propulsor da SpaceFox é o 1.6 l VHT Total Flex, capaz de gerar 104 cv de potência máxima quando abastecido com álcool e 101 cv com gasolina, ambos a 5.250 rpm. O torque máximo pode ser alcançado aos 2.500 giros e chega a 15,4 kgfm com gasolina e 15,6 kgfm com álcool. Opcionalmente, o modelo pode vir com transmissão I-Motion automatizada DSG com cinco velocidades.
Mas voltando para a contemplação do desenho. A traseira é harmoniosa, projetada em forma horizontal. O pára-choque traseiro vem com retrorrefletores (olhos de gato) integrados e as lanternas ganharam um desenho específico e moderno que destacam o modelo à noite. Toda a carroceria se destaca pelas superfícies amplas e bem acabadas e pelo cuidado no acabamento. Outro detalhe importante é a incorporação de dos sinalizadores de direção nos espelhos retrovisores.
Internamente, tanto o modelo de entrada quanto a Sportline é revestido com tecido, o que contribui para o isolamento acústico. O banco do motorista traz regulagem milimétrica de altura e dos passageiros traseiros é bipartido com trilho corrediço, para aumentar o espaço do portamalas de 430 para 527 litros.
O painel equilibra requinte e ergonomia, priorizando a funcionalidade com ótimo acesso aos comandos e leitura de informações do instrumento combinado, desenvolvido com display LCD, mostradores duplos de quatro agulhas e iluminação azul.
O prazer ao dirigir é uma das sensações mais evidentes no carro. O conforto e a estabilidade do automóvel em pisos irregulares é resultado, principalmente, das mudanças na suspensão traseira, que foi recalibrada e recebeu eixo de torção reforçado, adequado ao maior volume de carga admissível, com braços longitudinais.
Nas duas versões, o consumidor vai encontrar de série trio elétrico, ar-condicionado, direção hidráulica, redes nas laterais e iluminação do portamalas, vidros elétricos dianteiros e traseiros, retrovisores elétricos com luz de seta, chave canivete, rack de teto, luz de freio integrada à tampa. Freios ABS e airbag duplo estão disponíveis de série somente para na versão Sportline.
Entre os opcionais, o carro dispõe de volante multifuncional, idêntico ao usado no Passat alemão, sensor de chuva, sensor crepuscular, Coming Leaving Home, módulos opcionais de som, entre outros. O Novo Space Fox tem nove cores diferentes e o preço pode variar entre R$ 48.790,00, para a versão de entrada, e R$ 57.860 para a topo de linha.
Ficha técnica
Motor 1.6 L VHT
Combustível Gasolina/Álcool
Cilindrada 1.598 cm3
Cilindros 4 em linha com duas válvulas cada
Potência 101 cv/104 cv a 5.200
Torque 15,4 kgfm/15,6 a 2.500
Taxa de compressão 12,1
Transmissão manual (MQ200)
Manual, cinco marchas à frente, acionamento por cabos
Relação de marchas
1ª – 3,455
2ª – 1,954
3ª – 1,281
4ª – 0,927
5ª – 0,740
ré – 3,182
Relação do diferencial 4,188
Transmissão automática (ASG)
Automatizado, cinco marchas à frente, acionamento
eletro-hidráulico.
Relação de marchas
1ª – 3,455
2ª – 2,250
3ª – 1,517
4ª – 1,026
5ª – 0,740
ré – 3,182:1
Relação do diferencial 4,188
Suspensão Dianteira
Independente, tipo McPherson, com Braços de Controle, Molas
Helicoidais, Amortecedores Hidráulicos e Pressurizados e
Barra Estabilizadora diâmetro 20mm.
Suspensão Traseira
Interdependente com Braços longitudinais,
Molas Helicoidais e Amortecedores Hidráulicos e
Pressurizados.
Direção Hidráulica do tipo pinhão e cremalheira
Freios
Duplo circuito hidráulico em diagonal, servofreio a vácuo.
ABS opcional.
Dianteiro
A disco ventilado, diâmetro de 256 mm.
Traseiro
A tambor, diâmetro de 200 mm.
Rodas e pneus
Rodas de aço (6Jx15) com pneus 195/55 R15
Super calotas ou rodas de liga leve (6Jx15)
Opcional: rodas de liga leve (6Jx15)