A Volkswagen irá lançar a maior gama de produtos de toda a sua história no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, entre 13 e 23 de setembro, em Frankfurt, na Alemanha. A montadora irá mostrar mais de 50 modelos e oito deles serão estréias mundiais. Entre os destaques está o Tiguan, uma geração inteiramente nova de utilitário esportivo desenvolvida para complementar o Touareg. A partir de 2008, a Volkswagen irá oferecer nove veículos com a tecnologia BlueMotion e explica que essa denominação significa proteção ambiental.
A empresa destaca que o novo utilitário esportivo Tiguan (ou SUV) (foto ao lado) será lançado com três motores TSI (Turbocharged Stratified Injection) e dois motores TDI (Turbocharged Direct Injection), mais silenciosos e com injeção do tipo Common Rail, que proporcionam menor consumo de combustível. Os dois novos TDIs atingem 140 CV e 170 CV, com torque de 32,6 e 35,6 kgfm em tração 4×4, respectivamente, e cumprem as normas Euro 5 de emissões que entrarão em vigor em 2009.
Os motores a gasolina, também com injeção direta, são igualmente possantes, econômicos e limpos. Equipados com turbocharger, atingem 150, 170 e 200 cavalos. Os dois primeiros são novos no programa TSI da Volkswagen. Os valores de torque são muito altos: o TSI de 150cv atinge 24,4 kgfm a 1750 rotações por minuto, enquanto os de 170 e 200cv atingem 28,5 kgfm a 1,800 rpm.
A marca acrescenta que o Golf (foto ao lado direito) será um dos seis modelos lançados com a tecnologia BlueMotion em Frankfurt.
Esse sistema é econômico e ambientamente correto, pois faz com que o carro desenvolva 22,2 km por litro (diesel), e foi reduzido em comparação com o modelo original. De modo semelhante, a emissão de CO2 foi reduzida de 135 para 119 gramas por km. O veículo é eficiente, devido ter autonomia de mais de 1,2 mil km com apenas um tanque de combustível de 55 litros. Seu propulsor TDI possui 105 CV com torque impressionante de 25,5 kgfm.
A intervenção do software no gerenciamento do motor, combinado com filtro de particulados, reduz a rotação desse diesel quando em ponto morto e diminui as emissões. A caixa de câmbio tem relações mais longas na terceira, quarta e quinta marchas, também reduzindo a rotação do motor quando engrenado. Só com essas modificações, a Volkswagen reduziu o consumo em cerca de 0,2 litro.
Também para se obter a economia de combustível, o chassis foi rebaixado, com coeficiente aerodinâmico e fluxo de ar otimizados, e a grade do radiador quase totalmente involucrada e vem equipado com uma eficaz dupla ventoinha. Graças às modificações ao projeto aerodinâmico, inclusive rebaixamento do chassis, seu coeficiente de 0,32, que já era muito bom, foi melhorado para 0,30.
Para eliminar cada grama de CO2, a Volkswagen equipou o veículo com pneus 195 / 65 R 15, mais leves e otimizados para baixa resistência de rolamento e maior pressão do ar, que foi aumentada em 0,3 bar. A conjugação de todas as modificações no produto final elevou a velocidade máxima do Golf de 187 km/h para 190 km/h, eletronicamente limitada.