A Volkswagen do Brasil apresentou ontem (29/04) as mudanças estéticas da sua linha de modelos 2011, com destaque para o Gol Seleção, série especial da Copa do Mundo, e o Gol Ecomotion, que recebeu alterações para gerar melhor performance, menor emissão de CO2 e economia de combustível.
O carro vem equipado com o motor EA 111 1.0 l Total Flex e é capaz de gerar 68 cv com gasolina e 71 cv com etanol, ambas a 5750 rpm. A taxa de torque varia entre 92 kgfm (gasolina) e 95 kgfm (álcool). O carro teve o diferencial alongado em 6,8% e o motor calibrado para a nova relação de transmissão, o que aumentou seu desempenho. O Gol Ecomotion tem preço sugerido de R$ 27.530.
Outro fato fundamental do Ecomotion são os pneus verdes com medidas 165×70 R 13 ao invés de 175 x 70 R 13 usados na versão normal do Gol G4. A mudança da pressão de enchimento dos pneus, aumentada de 27 PSI (na dianteira e traseira) para 39 PSI nos dianteiros e 32 PSI nos traseiros contribui para reduzir a resistência ao rolamento e aumentar a economia de combustível. Por conta das modificações, o modelo recebeu calibração nos amortecedores para manter o conforto e a dirigibilidade.
Nesta versão, o Gol traz indicador digital de consumo de combustível no painel. Através dessas modificações, foi possível reduzir o consumo em aproximadamente 10% (média PECO, ciclo NBR 7024) em relação aos modelos anteriores. O carro também é dotado, de série, de regulagem interna dos retrovisores, imobilizador eletrônico, cintos de segurança dianteiro com regulagem de altura, retrovisor interno dia/noite e terceira luz de freio (brake light). Opcionalmente, pode ser equipado com rádio com entradas para MP3, USB e SD Card e conexão Bluetooth para telefone celular.
A série especial Gol Seleção tem motorização 1.0 l Total Flex, vem com rodas de liga leve de 14 polegadas de diâmetro e pneus 185/60 R14. Também acompanha faróis com máscara negra, lanternas traseiras escurecidas, faróis de neblina, coluna central revestida de preto e detalhes na grade inferior dianteira e a moldura dos parachoques pintados em cinza. Os vidros têm tonalidade verde e os parachoques, frisos, retrovisores externos e aerofólio traseiro são na cor do veículo, com a parte inferior dos parachoques preta.
No habitáculo, o carro possui logotipos nos bancos revestidos com novo padrão de tecido em malharia, inclui painel em duas tonalidades, console central estendido, parassóis com espelhos e iluminação, carpete Dilour, revestimento das portas em tecido com porta objetos, portamalas acarpetado e banco traseiro com encosto e assento rebatíveis, possibilitando a ampliação da área de bagagem. O banco do motorista possui regulagem de altura.
O volante é o mesmo da versão Power e a pedaleira de alumínio. Os botões de comando do ar, anel da coifa da alavanca de câmbio e as maçanetas internas das portas são cromados, assim como a moldura do conjunto de instrumentos. De série, o modelo traz direção hidráulica, conjunto de limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, iluminação interna com interruptores em todas as quatro portas, rádio com CD player com entradas para MP3, USB, SD Card e conexão Bluetooth para telefone celular, com seis altofalantes.
Linha 2011
Em geral, a família Volkswagen ganhou módicas alterações que se resumem a detalhes estéticos. O Gol G4, por exemplo, apresenta parachoques pintados integralmente na cor da carroceria e na versão Trend traz nova calota com 14 polegadas. O Novo Gol e Voyage passa a ter rodas 14 polegadas de série e traz novo revestimento nos bancos. O Gol Power geração 5 chega com friso lateral cromado e trazendo de série a nova calota Magny Cours, de 15 polegadas, aviso sonoro do acendimento dos faróis, luzes de leitura para os ocupantes do banco traseiro e rede portavolumes no portamalas.
O sedan Voyage traz as mesmas alterações da linha Gol e, na versão Comfortline, possui agora um útil gancho para sacolas no portamalas, além de piscas integrados aos retrovisores externos. A Parati, por sua vez, agora tem calotas com 15 polegadas (Trend) e . conta opcionalmente com novas rodas de liga leve e bancos com revestimento de couro sintético (Titan). A versão Surf apresenta roda de liga leve 15 polegadas, nova manopla da alavanca de câmbio, além de um novo design para a inscrição “Surf”, localizada nas faixas laterais e bancos dianteiros. O Polo sedan conta com as mesmas alterações de série do hatch, além do gancho para sacolas no portamalas.
A grande novidade na linha Golf 2011 é a nova versão Sportline 2.0 com transmissão automática TipTronic de seis velocidades. As versões Sportline 1.6 e 2.0 agregam as mesmas novidades e, externamente, inovam pela nova grade, em preto brilhante, faróis com máscara negra e lanternas traseiras na cor preta. Opcionalmente, disponibilizam bancos esportivos em couro preto, também disponíveis na versão Black Edition, e banco traseiro bipartido com três encostos de cabeça.
Por fim, o modelo Prime do Fox passa a ter friso lateral totalmente cromado. A Saveiropassa a ter de série revestimento das portas com porta objetos. Outra novidade são os rádios originais com novos recursos tecnológicos. O Rádio “Concept”, sem mecanismo de CD, possui entradas para dispositivos USB e cartões de memória SD-Card, traz agora o Bluetooth integrado, que aumenta ainda mais a conectividade. Este rádio é ofertado em toda linha, exceto no Polo e no Golf.