A nova linha de veículos Volkswagen 2014 acaba de ser apresentada com importantes mudanças em equipamentos, porém, com pequenas alterações no visual. Os automóveis Novo Gol, Novo Voyage, Polo Hatch, Polo Sedan e Golf, por exemplo, passam a receber novos itens de série, além de tecidos e acabamentos internos e externos diferenciados.
No entanto, os principais destaques são os modelos Fox e CrossFox, que trazem várias inovações tecnológicas. Ambos, que já recebem airbags frontais e ABS de série, “Comfort Blinker”, que permite indicar a direção com um leve toque na alavanca de seta; e sistema ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência),um alerta que aciona as luzes traseiras, a fim de evitar colisões.
Outros componentes, que também fazem parte do restante da linha, são o novo rádio global integrado da Volkswagen e o sistema ECO Comfort, dispositivo que orienta o motorista a dirigir de forma mais econômica.
O Fox ganhou ainda a sua versão em homenagem ao megafestival de música Rock in Rio. Disponível apenas na versão top de linha, o modelo recebe itens de série como rodas de liga leve Dakar de 15 polegadas, lanternas escurecidas, maçanetas pintadas na cor da carroceria e os adesivos em preto fosco no para-choque traseiro.
Motorização
O Fox 2014 continua com o motor 1.0l TEC, que passou a ser oferecida no modelo em agosto do ano passado. Abastecido com etanol (E100), a potência do motor TEC é de 76 cv (56 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 10,6 kgfm (104 Nm) a 3.850 rpm. Com gasolina (E22), a potência é de 72 cv (53 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 9,7 kgfm (95 Nm) a 3.850 rpm.
O Fox e o CrossFox são oferecidos também com o motor 1.6l EA111 VHT Total Flex. Com etanol no tanque, a potência do motor 1.6l é de 104 cv (76 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 15,6 kgfm (153 Nm) a 2.500 rpm. Abastecido com gasolina, a potência é de 101 cv (74 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 15,4 kgfm (151 Nm) a 2.500 rpm.
O motor 1.6l ainda pode ser aplicado à consagrada transmissão automatizada ASG (iniciais de Automated Sequential Gearbox), na versão I-Motion do Fox e do CrossFox.
Highline
A nova nomenclatura global Highline, adotada pela montadora alemã, passa a identificar as versões topo de linha do Fox, Novo Gol e Novo Voyage. O nome que já identificava opções mais refinadas de modelos como o sedã Jetta e a pick-up média Amarok. As alterações foram feitas nas versões Power e Comfortline, respectivamente.
Novo Gol e Novo Voyage
Com as modificações, o Novo Gol e o Novo Voyage passam a trazer ar-condicionado, série alarme keyless, chave canivete, vidros traseiros elétricos, espelho retrovisor externo elétrico com função tilt-down e sensor de aproximação de obstáculos traseiro. Outras novidades são o copo porta-objetos no console central e a luz de leitura traseira no teto (opcional para o Novo Gol).
Polo
Para a linha 2014, o Polo e o Polo Sedan ganham detalhes inéditos no acabamento. Todas as versões recebem novos revestimentos de bancos. Nas versões de entrada, os novos tecidos na faixa central e os apliques garantem aos bancos mais elegância.
Na opção Sportline, os bancos de tecido ganham costuras na cor vermelha e tecido central com tecnologia “tear duplo”, que dá características de tridimensionalidade. A faixa lateral que identifica essa versão também ganha novo desenho.
O Polo também tem novas calotas para a versão 1.6, desenhadas exclusivamente para o modelo e com pintura metática em nova cor. Como opcional, é oferecida uma nova roda de liga leve de 15 polegadas, com cinco raios – o item vem de série na versão 1.6 Sportline do hatch e nas versões 1.6 Comfortline e 2.0 Comfortline do sedã.
Golf
Na linha 2014 o Golf recebeu, em sua versão de base, grade do radiador pintada em preto brilhante e apliques nas grades inferiores do para-choque. O rádio CD Player agora tem iluminação vermelha, e no mostrador do ar-condicionado Climatronic (item de série em todas as versões), que ganhou iluminação branca, acompanhando o restante da iluminação do painel. O modelo passa a trazer controlador de velocidade de cruzeiro desde as versões de entrada.