A Volkswagen revelou aos consumidores o mais inovador produto da empresa, a nova picape média Amarok, primeiro veículo do segmento desenvolvido pela marca. O modelo vem equipado com motor TDI biturbo de 2.0 l, com quatro cilindros, 16 válvulas e sistema de injeção direta common-rail, alimentado por dois turbocompressores. Com conceito “downsizing” (motores de baixa cilindrada), o propulsor é capaz de atingir 163 cv de potência e alcançar torque máximo de 40,7 kgfm a 1.500 rpm. A transmissão é manual, modelo ZF, de seis velocidades
Com tração 4×4 não permanente, a picape tem capacidade para levar até 1.047 kg. Em caso de utilização de reboque, é possível acoplar uma carga máxima de 2,8 toneladas. A Amarok está sendo lançada internacionalmente na versão de cabine dupla com quatro portas, com espaço para cinco ocupantes adultos. O modelo com cabine simples, com duas portas e caçamba mais longa, estará disponível no primeiro semestre de 2011.
Entre os sistemas de segurança, a picape vem equipada com programa eletrônico de estabilidade (ESP), opcional, bloqueios eletrônicos dos diferenciais (EDS), controle de tração (ASR), sistema de frenagem antibloqueio (ABS) adaptados a condições off road, além de airbags para motorista e passageiro dianteiro e cintos com pré-tensores nos bancos dianteiros.
A Amarok Highline conta com retrovisores parcialmente cromados, painel de instrumentos com cor de fundo exclusiva, ar condicionado automático, sistema de som e bancos com revestimento em couro. Na lista de acessórios, a picape inclui estribos laterais, santantonio, protetor e cobertura da caçamba (capota marítima) e rodas de liga leve de 19 polegadas.