A Volkswagen anunciou a produção de caminhões elétricos no Brasil, em sua fábrica de Resende/RJ, por meio de uma parceria chamada e-Consórcio. O projeto inclui desde a montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida da bateria desses caminhões.
No e-Consórcio, fornecedores dividem com a VWCO a responsabilidade pela montagem dos veículos dentro da fábrica, o desenvolvimento local de componentes específicos para o veículo elétrico, a infraestrutura necessária para a sua produção, o ciclo de vida útil dos veículos e o descarte de componentes, como a bateria, após o uso. Além disso, apoiarão, por exemplo, a análise e instalação de terminais para recarga nas garagens dos clientes, em qualquer ponto do Brasil. O projeto está em fase final de negociações com oito parceiros, como Siemens, CATL, Moura, Bosch, WEG e Semcon.
Os primeiros veículos serão da família e-Delivery, com modelos de 11 e 14 toneladas, sendo que a estreia mundial contou com um caminhão-conceito VW e-Delivery de 4 toneladas já baseado nessa configuração.
A experiência da VW com veículos elétricos já rendeu um acordo com a cervejaria Ambev que, no ano passado assinou a intenção de ter, até 2023, mais de 1/3 da frota de distribuição composta por caminhões elétricos da Volkswagen. Esse acordo envolve 1.600 veículos movidos a energia limpa e é o maior projeto desse tipo já anunciado no mundo.
“Não há dúvida de que estamos novamente entrando para a história com esse anúncio. A VWCO foi a primeira a apresentar e testar, em condições reais de operação, um caminhão elétrico no Brasil. E agora, anuncia mundialmente a criação do e-Consórcio, somando forças com empresas que são referência para o desenvolvimento da mobilidade elétrica”, comenta Roberto Cortes.
Emprementos agriculas