A Volkswagen do Brasil, pelo segundo ano consecutivo, criou um carro-conceito especialmente para o Bubble Gun Treffen, encontro que reuniu fãs dos veículos do Grupo Volkswagen na cidade de Águas de Lindoia/SP entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro. Para esta que foi a sétima edição do evento, a fabricante desenvolveu uma versão exclusiva do compacto up! TSI com equipamentos e visual exclusivos, além de vários componentes feitos artesanalmente, como afirma Luiz Alberto Veiga, diretor de Design e Package da Volkswagen para a América do Sul.
O conceito foi elaborado com base em um up! TSI com duas portas – configuração que não é oferecida no Brasil. A pintura com o nome “Prata Estelar” é outro item fora de série. Fosca e sem verniz, essa tonalidade possibilita uma leitura diferenciada da carroceria, segundo Veiga, pois é possível ver claramente a superfície do carro, mas sem a influência do reflexo. As rodas de 18 polegadas com pneus 215/35 são um protótipo baseado no modelo oferecido no CC e também são escurecidas. “Com as rodas maiores, foi trabalhada a ‘atitude’ do carro, com uma suspensão mais baixa”, diz Veiga.
Com exceção da suspensão, mecanicamente o conceito apresentado no Bubble Gun Treffen é idêntico ao up! TSI de produção, afirma a Volkswagen. Com três cilindros e 999 cm³ de cilindrada, o motor TSI é Total Flex, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 101 cv (74 kW) a 5.000 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 105 cv (77 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de 16,8 kgfm, com gasolina ou etanol, disponíveis a partir de 1.500 rpm.
O up! TSI leva apenas 9,1 segundos de 0 a 100 km/h e atinge 184 km/h de velocidade máxima, ambos com etanol (E100). Com gasolina (E22) no tanque, o up! TSI acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos, com velocidade máxima de 182 km/h.

Detalhes do conceito
Na tampa do porta-malas e no brasão do para-choque dianteiro o destaque fica com o adesivo que remete a fibra de carbono. Chamam a atenção, ainda, as lanternas escurecidas e o logotipo TSI (na tampa do porta-malas e no capô) pintado de branco.
Destaque também para o adesivo “07” na lateral do modelo, em alusão à sétima edição do evento. Há, ainda, uma faixa lateral com o nome do evento delineada por um filete marrom. Esse mesmo filete aparece na borda do capô. A cor marrom, também presente nas pinças de freio, é a mesma utilizada internamente. “Esses detalhes fazem a conexão do exterior com o interior, que é repleto de exclusividades”.
A cor da carroceria está presente nos revestimentos das portas, painel e volante. Os aros do painel dos instrumentos combinados têm a mesma cor prata fosca. O interior, seguindo a filosofia do speed up!, é todo escurecido. A alavanca do freio de mão e a base da alavanca de câmbio são revestidas de vinil com aspecto de fibra de carbono. Complementam o visual interno os adesivos com o nome do evento no painel de instrumentos e no PAD do painel, à frente do passageiro dianteiro.
O Bubble Gun Treffen
A Volkswagen participa oficialmente do evento desde 2013 e, para esta sétima edição, também mostrou o modelo Golf GTE. “Mais do que ter uma área específica para a marca no evento, a participação da Volkswagen é uma forma de prestigiar e de reconhecer o carinho que os fãs têm pelos modelos da marca”, diz Rodrigo Purchio, gerente de Estratégia Corporativa da Volkswagen do Brasil.
Realizado no Brasil anualmente desde 2009, o Bubble Gun Treffen foi criado por admiradores de modelos do Grupo Volkswagen equipados com motor refrigerado a ar e água em um único evento. O nome “Bubble Gun”, ou “Arma de bolhas” é uma alusão a água e ar, que precisam se misturar para criar bolhas – a mesma água e ar utilizados nos sistemas de refrigeração dos motores Volkswagen.
Desde 2011 o Bubble Gun Treffen ocorre em Águas de Lindoia. A proposta é reunir modelos raros e especiais, originais ou customizados – a exemplo do que ocorre em eventos similares na Europa.