A Volkswagen e a Ford firmam parceria para investimento na Argo AI, empresa de tecnologia de veículos autônomos com ação nos Estados Unidos e Europa. A união permite que as duas fabricantes de automóveis integrem independentemente o sistema de condução autônoma da Argo AI em seus próprios veículos. As empresas explicam que foco da Argo AI continua sendo a entrega de um SDS SAE Nível 4 capaz de ser aplicado em serviços de compartilhamento de veículos e entrega de mercadorias em áreas urbanas densas.

A Ford usará a arquitetura de veículos elétricos da Volkswagen e a Plataforma Elétrica Modular (Modular Electric Toolkit MEB) para projetar e fabricar pelo menos um veículo totalmente elétrico de alto volume na Europa a partir de 2023. Além disso, as empresas buscam desenvolver vans comerciais e picapes médias para cada marca em mercados globais selecionados a partir de 2022.

A Ford espera entregar mais de 600.000 veículos europeus usando a arquitetura MEB em seis anos. A Volkswagen explica que começou a desenvolver sua arquitetura MEB em 2016, investindo aproximadamente US$ 7 bilhões nessa plataforma. A montadora está planejando usar essa plataforma para fabricar aproximadamente 15 milhões de carros somente para o Grupo Volkswagen na próxima década.

Além de sua sede global em Pittsburgh, na Pensilvânia, a nova localização europeia em Munique, na Alemanha, marcará o quinto centro de engenharia da Argo AI, ao lado das americanas Dearborn (Michigan), Cranbury (New Jersey) e Palo Alto (Califórnia). Colaborando com a Ford, a Argo AI também está testando sua tecnologia em Miami.