Volkswagen do Brasil exporta blocos do motor EA211 para a Europa

626-VW-BLOCO-EA211-3CIL

A Volkswagen do Brasil foi escolhida, dentre todas as operações da marca no mundo, para exportar blocos de motores para a produção de propulsores que equipam os modelos Polo e up! na Europa. Produzidos na fábrica de motores da Volkswagen do Brasil em São Carlos/SP, os blocos do motor 1.0l de três cilindros da família EA211 são enviados para a fábrica de Chemnitz, na Alemanha.

Inicialmente, a parceria se estenderá até 2016. Até o final deste ano serão enviados 46 mil blocos de motores. A estimativa é de que, no total, sejam despachadas 90 mil unidades até 2016.

Na fábrica de São Carlos/SP, os blocos e os propulsores completos da gama EA211 são fabricados em um prédio totalmente estanque, que utiliza antecâmaras em seus acessos, explica a Volkswagen. Um sistema de insuflamento gera pressão positiva, que impede a entrada de resíduos, garantindo assim os altos níveis de limpeza no processo produtivo.

O bloco do motor 1.0l de três cilindros tem como um de seus diferenciais e principal vantagem menor peso, por ser feito em alumínio. O processo de usinagem, responsável por transformar os blocos e cabeçotes brutos de alumínio em peças acabadas, conta com um sistema que utiliza mínima quantidade de lubrificante, reduzindo em 80 vezes a necessidade de água no processo, afirma a VW. Além disso, 100% do cavaco (material retirado durante a usinagem) é destinado à reciclagem.

A fábrica de São Carlos é responsável pela produção dos propulsores das famílias EA111 e EA211 de 1.0l e 1.6l que equipam os modelos Voyage, Saveiro, Saveiro Cross, Fox, CrossFox, SpaceFox, Gol e up!.

626-VW-BLOCO-EA211-3CIL2

“Desde 2012, a fábrica de São Carlos tem recebido investimentos consistentes, que totalizarão aproximadamente R$ 900 milhões até 2018. Os aportes são destinados especialmente à renovação das linhas de produção, para o desenvolvimento de motores cada vez mais inovadores e eficientes, elevando a competitividade da Volkswagen do Brasil”, diz David Powels, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil. “A exportação dos blocos de motores à Alemanha é prova da evolução constante em termos de qualidade e tecnologia em nossos processos produtivos, que colocam a unidade de São Carlos entre as fábricas de motores mais modernas e eficientes do Grupo Volkswagen no mundo”.

“Nossa fábrica conta com tecnologia de ponta e profissionais altamente qualificados para produzir os motores globais da marca, em sintonia com os padrões mundiais da empresa”, destaca Andreas Hemmann, gerente executivo da fábrica de São Carlos.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php