A Volkswagen do Brasil atingiu a marca de 3 milhões de veículos exportados desde 1970. O número inclui tanto automóveis quanto comerciais leves. De acordo com a montadora, o mercado atual da VW do Brasil é a América Latina, mas a divisão brasileira da marca já vendeu veículos para 147 países. A atividade de exportação da empresa, de acordo com levantamento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, faz da VW do Brasil a 18ª maior empresa exportadora do País considerando todos os setores, e a primeira do ranking no setor automobilístico.
Entre os modelos da VW mais vendidos para o exterior está o Gol, que, conforme dados da fabricante, totalizou em outubro 1.121.215 unidades exportadas para 66 países, fazendo dele o modelo mais exportado da história da indústria automobilística brasileira. Hoje, o segundo lugar em exportações é o Fox, com 425.016 unidades vendidas para 62 países, seguido pelo Voyage, com 328.679 unidades para 58 países.
Entre cases clássicos de carros VW exportados está o do Passat “Iraque”, que teve 170 mil unidades vendidas para o Oriente Médio entre 1983 e 1988. Um fato interessante revelado pela Volkswagen é que o pagamento iraquiano pela compra dos veículos era realizado com petróleo, que era repassado à Petrobrás em troca de pagamento monetário. Outro case é o chamado “Projeto 99”, no qual foram exportados para a América do Norte os modelos Voyage (vendido com o nome Fox) e Parati (Fox Station). A exportação durou sete anos, entre 1987 e 1994.