A Volkswagen do Brasil produziu na manhã de ontem (12/04), em São José dos Pinhais/PR, o Fox de número 500 mil, modelo 1.6 Total Flex vermelho destinado ao mercado interno. Além deste marco, a montadora também comemora este mês outra importante conquista do modelo, devido o Fox alcançar no primeiro trimestre deste ano a posição do 3º carro mais vendido do País, com 28.800 unidades.
Inteiramente criado e desenvolvido no Brasil, a partir da melhor tecnologia automotiva mundial, o Fox rompeu fronteiras e ganhou o mundo. É o carro mais exportado da Volkswagen do Brasil desde 2005 e também o único modelo brasileiro vendido atualmente nos mercados mais exigentes da Europa, como Alemanha, França, Inglaterra e Itália. Em pouco mais de três anos, foram embarcadas mais de 200 mil unidades do modeo para 40 países.
A montadora explica que os designers e engenheiros brasileiros desenvolveram o Fox a partir do conceito inovador de “design around the passengers”, o qual significa que o carro foi imaginado, elaborado e construído a partir de seus ocupantes, a fim de proporcionar conforto, ergonomia e espaço interno. Como resultado, o modelo traz a posição de dirigir, o estilo e a praticidade de uma minivan (com até 17 porta-objetos), mas oferece preço, economia e agilidade de um moderno hatchback compacto.
Gol 1.0 é destaque em pesquisa entre oficinas mecânicas
Há duas décadas, o Volkswagen Gol é o veículo mais vendido no Brasil e em 2006, também foi eleito o modelo 1.0 mais recomendado pelo reparador independente, conforme pesquisa “Montadoras e Veículos – Opinião Profissional”, da Cinau – Central de Inteligência Automotiva –, que ouviu 1.200 mecânicos de todo o País. Além do melhor carro, os profissionais escolheram a General Motors como a melhor montadora.
No questionário apresentado ao reparador, a montadora e o veículo são avaliados sob vários aspectos: qualidade, reparabilidade, desempenho, relação custo/benefício, confiança na marca, informações técnicas, disponibilidade e acesso às peças, durabilidade, manutenção, mecânica e tecnologia embarcada.
Enquanto algumas montadoras ainda não despertaram para a importância do reparador independente, pesquisa realizada pelo Ibope revelou que, vencido o prazo de garantia, 65,6% dos proprietários levam seus carros ao mecânico de confiança. Tal indicador ratifica a credibilidade do profissional e seu papel como formador de opinião.
Pelo terceiro ano consecutivo, a pesquisa da Cinau apontou a General Motors como a montadora indicada ao cliente pelo reparador independente, seguida pela Fiat, Volkswagen, Toyota e Honda. As francesas Renault, Peugeot e Citroën, bem como a Ford, continuam sendo rejeitadas pelo profissional de confiança.
Lançamento do Polo e Fox para portadores de deficiência física
O Novo Polo nas versões Hatch e Sedan, o Fox e o CrossFox, todos equipados com motor 1.6 Total Flex e especialmente adaptados para portadores de necessidades especiais nos membros inferiores, são as novidades do Programa Mobilidade com Volkswagen que serão apresentadas na Reatech — VI Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade 2007, que será realizado de 12 a 15 de abril no Centro de Exposições Imigrantes, no km 1,5 da rodovia dos Imigrantes, em São Paulo.
Os quatro modelos ficarão expostos no estande da Volkswagen juntamente com a Parati Plus 1.8 e o Novo Golf automático – na versão Comfortline 2.0 – que acaba de ser lançado no mercado nacional. Na parte externa do pavilhão, os consumidores poderão fazer test-drive com o Polo Sedan, Fox e Parati adaptados.
Por custar mais que o limite de R$ 60 mil, o Novo Golf conta apenas com a isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Os demais modelos expostos têm, além da isenção de IPI, também isenção de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços). Além das isenções a Volkswagen concede, por liberalidade, um desconto de 5%.