A Volkswagen acaba de alcançar a produção de 1.500.000 unidades da famosa Kombi, na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo/SP. Atualmente, são fabricadas 145 unidades diárias do modelo. Lançada no Brasil em 1957, a Kombi foi o primeiro modelo feito pela Volkswagen no mercado nacional.
O modelo sempre foi um sucesso de vendas por aliar versatilidade no transporte de cargas e passageiros com baixo custo de manutenção. Hoje o veículo responde por 3,3% do segmento de comerciais leves, com 20.917 unidades comercializadas no acumulado entre janeiro e outubro deste ano.
No final de 2005, a Kombi passou a ser equipada com o motor 1.4 Total Flex, arrefecido a água, que ficou 34% mais potente e cerca de 30% mais econômico do que o antecessor refrigerado a ar. Com o novo motor, a Kombi desenvolve potência de 78 cv quando roda somente com gasolina, e chega a 80 cv com etanol no tanque.
A Kombi está disponível em quatro versões: Standard (9 passageiros), Furgão (2 ou 3 passageiros), Lotação (12 passageiros) e Escolar (15 passageiros). De acordo com a montadora, o consumidor deste valoriza o custo e o benefício, durabilidade, facilidade de manutenção, robustez mecânica e economia, atributos que a mantém líder em vendas no segmento há mais de cinco décadas.