A Volkswagen do Brasil acaba de atingir a marca de 1 milhão de veículos Total Flex comercializados no País. Primeira montadora a lançar um veículo bicombustível, o Gol Total Flex 1.6 l, em março de 2003, a montadora criou o primeiro motor 1.0 l flexível (Fox, em outubro de 2003) e também foi a primeira montadora a atingir a totalidade de sua produção nacional com o motor Total Flex. Esse pioneirismo rendeu à montadora a comemoração do primeiro milhão de veículos flex comercializados, com 31,5% de participação nestes 4 anos deste mercado, que já superou as 3 milhões de unidades no País.
“O desenvolvimento do motor bicombustível foi a grande revolução da indústria nos últimos anos, e a Volkswagen do Brasil se orgulha de mais este pioneirismo. Uma alternativa ao petróleo muito competitiva e sustentável, que tem despertado o interesse em diversos países do mundo. Só a Volkswagen recebe, em média, 20 comitivas de diversos países a cada ano, interessadas em conhecer a produção e os detalhes da tecnologia Total Flex”, declara o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.
Informações da montadora sobre o motor Total Flex:
1. Não é verdade que às vezes o motor precisa ser abastecido com gasolina para ficar lubrificado. O motor Total Flex é preparado para trabalhar com os dois combustíveis e sua mistura em qualquer proporção.
2. Durante o inverno, não é necessário abastecer o Total Flex com gasolina. Vale lembrar que o motor Total Flex possui um reservatório para injeção de gasolina para partidas a frio. O cliente deve manter este tanque abastecido.
3. O cliente pode abastecer seu carro com um combustível diferente do que já está no tanque. Isto não provoca nenhuma alteração no funcionamento.
4. Não existe a mistura ideal, que combine preço e desempenho do motor TotalFlex. O cliente deve avaliar qual o melhor combustível com relação à utilização que ele faz ao carro.
5. Quando a diferença de preço entre o álcool e a gasolina for igual ou superior a 70%, é mais conveniente abastecer com álcool.
6. Com veículos Flex deve se tomar os mesmo cuidado quanto à adulteração de combustível.
7. A durabilidade do veículo Total Flex não se altera, se o plano de manutenção for seguido.
8. O Total Flex não é somente uma “chipagem” do motor. Os motores Total-Flex recebem várias modificações que o protegem contra corrosão e desgaste prematuros, além de adaptação de pressão de injeção, velas, velocidade e capacidade de memória da unidade de controle, etc.
9. A tecnologia Total-Flex foi desenvolvida no Brasil e tem boa aceitação aqui por causa das condições apropriadas para a produção de álcool e da infra-estrutura de abastecimento já montada. Ela pode não ser sustentável em outros países do mundo.
10. O tempo de partida quando o carro está abastecido com álcool será diferente do tempo de partida quando o carro está abastecido com gasolina.