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Volkswagen apresenta o super econômico XL1 no Qatar Motor Show

Um carro que consome apenas 0,9 litros de gasolina a cada 100 quilômetros. Algo que poderia ser considerado utopia virou realidade esta semana com a apresentação do protótipo XL1 da Volkswagen no Qatar Motor Show.  Com dois lugares, o veículo reforça a ideia de uma condução mais viável economicamente e menos poluente.

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O conceito partiu do desafio da montadora em desenvolver um modelo capaz de rodar grandes distâncias com pouquíssimo combustível. O resultado foi possível graças combinação de uma estrutura extremamente leve, arrasto aerodinâmico muito baixo e um sistema híbrido plug-in que consiste num motor diesel TDI 0.8 l com dois cilindros (35 kW/48 cv) e um motor elétrico (20 kW/27 cv).

Outro componente que contribuiu para o feito é a transmissão de sete marchas com dupla embreagem e baterias íon-lítio. Além do baixo consumo o XL1 emite apenas 24 g/km de CO2. O carro também pode percorrer até 35 quilômetros usando apenas eletricidade sem emitir nenhum poluente na atmosfera. As baterias podem ser recarregadas na rede elétrica doméstica

Evolução do L1 revelado no Salão do Automóvel do ano passado, o veículo tem velocidade máxima de 160 km/h e pesa apenas 795 kg. Além disso, utiliza diversas peças feitas de polímero reforçado com fibra de carbono, incluindo a carroceria. Por conta disso, os dois motores não fazem muita força para impulsioná-lo e juntos chegam a alcançar torque máximo de 140 Nm.

No quesito design o XL1 tem 3.888 mm de comprimento, 1.665 mm de largura e apenas 1.156 mm de altura. As portas em asa reforçam o aspecto de esportivo de alto desempenho. As rodas traseiras são totalmente cobertas para evitar a turbulência do ar. Nas portas, pequenas câmeras substituem os retrovisores, enviando imagens para duas telas dentro do veículo.

À frente, sem a típica grade do radiador, o automóvel possui uma faixa transversal negra, que combina com os eficientes faróis de LED. A refrigeração dos motores está localizada da parte mais baixa do XL1, com persianas controladas eletronicamente.

Na suspensão conta com barras anti-rolamento na dianteira e traseira. Na frente é composto por suspensão independente tipo double wishbone, enquanto um sistema de suspensão semi-trailing é empregado na traseira. As suspensões dianteira e traseira têm construções bastante compactas.

A redução no peso também foi alcançada pela utilização de peças de alumínio, incluindo componentes da suspensão, pinças de freios, amortecedores e caixa de direção. Além de itens de cerâmica, magnésio e plástico. A segurança é complementada pelo sistema ABS e programa eletrônico de estabilidade ESP.

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