A Volkswagen do Brasil acaba de disponibilizar no mercado nacional a nova gama da picape Amarok, que tem no trem de força e na eletrônica embarcada os seus maiores destaques, com a versão biturbo diesel de 180 cv de potência e uma transmissão automática de oito velocidades.
O primeiro ponto forte da nova linha é o motor 2 litros biturbo TDI, que atinge ainda os 42,8 kgfm de torque máximo, garantindo força e desempenho para a picape, mesmo carregada. Para esse engenho foi feita uma atualização do software eletrônico de controle além de alterações nos turbocompressores. A taxa de compressão é de 16:1 e a injeção é direta do tipo Common Rail desenvolvida pela Bosch.
Para as versões mais básicas é oferecido um motor tipo turbo com capacidade para entregar 122 cv. Com a introdução de um filtro de partículas (DPF – diesel particulate filter), que reduz o nível de emissões de material particulado, ambos os motores estão ajustados às normas da fase L6 do Proconve para veículos a diesel e podem utilizar o S50.
Suavidade e economia são garantidas na versão equipada com câmbio automático, que teve a distância entre as relações da primeira e da oitava velocidades ampliada. Esse modelo conta com tração permanente do tipo 4MOTION, proporcionando desempenho nas operações fora de estrada.
De acordo com a engenharia da Volkswagen, para isolar o trem de força, a Amarok utiliza conversores de torque aperfeiçoados, com coxins especialmente calibrados. Mesmo em baixa rotação, o motor tem redução de ruído e vibrações, proporcionando mais conforto para os ocupantes.
A suspensão dianteira é do tipo independente com braço duplo transversal, molas helicoidais e tem barra estabilizadora com diâmetro de 28 mm. Já a traseira tem eixo rígido e mola de lâminas, permitindo mais eficiência com a caçamba carregada.
Com um total de nove versões, a Amarok pode ser oferecida em cabine simples ou dupla, com tração 4×2 e 4×4 selecionável com reduzida. O modelo Highline é a topo de linha, única a oferecer a transmissão automática de oito marchas. Os preços começam em R$80.990,00 e chegam a R$ 135.990,00 para a versão topo de linha.
Como equipamentos de série, a linha traz airbags frontais, freios ABS e ELD (bloqueio eletrônico do diferencial). Outros sistemas são adquiridos conforme a versão. São eles: sistema ESP – Programa Eletrônico de Estabilidade –, Controle Automático de Descida (HDC), Assistente para Partida em Subida (HSA), entre outros.
Veja a tabela de preços:
– Volkswagen Amarok Cabine Simples (CS) 4×2: R$ 80.990
– Volkswagen Amarok CS 4×4: R$ 87.990
– Volkswagen Amarok CS SE: R$ 95.490
– Volkswagen Amarok Cabine Dupla (CD) 4×2: R$ 91.490
– Volkswagen Amarok CD 4×4: R$ 95.490
– Volkswagen Amarok SE: R$ 102.990
– Volkswagen Amarok CD Trendline: R$ 114.490
– Volkswagen Amarok CD Highline: R$ 129.490
– Volkswagen Amarok CD Highline A/T: R$ 135.990