Volkswagen apresenta a linha 2014 da picape Saveiro

Com visual alinhado à sexta geração do Gol e novos itens de série, a Volkswagen lança a picape Saveiro linha 2014. Debaixo do capô, a mecânica da picape continua bastante conhecida: o motor é o EA-111 1.6 VHT, Total Flex, capaz de desenvolver 104 cv (etanol) ou 101 cv (gasolina). A transmissão é composta pela caixa MQ200, manual de cinco marchas.

13127

Segundo a VW, o sistema de suspensão da Saveiro foi especialmente adequado às suas características. A suspensão dianteira independente é do tipo McPherson e possui um sistema de isolamento idêntico ao do Golf e seu conceito de desenvolvimento é o mesmo do novo Polo europeu, com foco na redução da complexidade de montagem, estabilidade e excelentes níveis de conforto.

13128

Já o eixo traseiro é completamente diferente do Gol e do Novo Voyage, de construção interdependente com braços longitudinais, criando, em sintonia com o eixo dianteiro, um comportamento subesterçante. A VW descreve que as molas traseiras possuem curvas de carga superprogressivas, adequadas às condições irregulares das vias da América Latina, assim como os amortecedores. A nova configuração também permitiu a ampliação do volume disponível na caçamba, segundo a fabricante. O distanciamento entre as caixas de rodas, com mais de um metro, possibilita a acomodação de cargas mais largas, podendo acomodar um pallet de padrão europeu.

13129

As modificações em relação à versão anterior incluem novos itens de série, como vidros com acionamento elétrico e travamento central das portas, airbags frontais (há recurso para desativação do airbag do passageiro) e freios ABS. A nova Saveiro traz também a nova arquitetura eletrônica já introduzida nas linhas Gol, Voyage e Fox/CrossFox e que, de acordo com a VW, permite a instalação de novos sistemas de segurança e conforto na picape. Entre os dispositivos está o detector de colisões, que em caso de acidente ativa automaticamente as luzes de alerta e destrava as portas, facilitando a saída ou o eventual socorro aos ocupantes do carro.

Outros itens proporcionados pela nova arquitetura eletrônica incluem o Emergency Stop Signal (que, em freadas bruscas, aciona automaticamente as luzes de freios de forma intermitente, alertando os motoristas que vêm atrás); ECO Comfort (que auxilia o motorista a guiar de forma econômica através de recomendações que aparecem no painel, lembrando para fechar as janelas quando o ar-condicionado estiver funcionando ou não acelerar quando o carro estiver parado); “Comfort Blinker” (que exige apenas um ligeiro toque na alavanca do indicador de direção para acionar o pisca-pisca por alguns segundos nas trocas de faixas na pista); variação da velocidade de intermitência do limpador do para-brisa e o retorno automático das palhetas à posição de descanso quando o motor é desligado.

13131

O modelo ainda traz de série novo I-System, que concentra, no instrumento combinado do painel, as informações do rádio, o status do telefone (se está ou não conectado com o Bluetooth) e os dados do computador de bordo, que informa distância percorrida, tempo de viagem, velocidade digital, consumos instantâneo e médio de combustível e autonomia. O novo I-System permite configurar diversas funções do veículo, como as informações do sistema ECO Comfort. Com o veículo parado, o ECO Comfort pode emitir alertas visuais com as mensagens: “Não acionar o pedal do acelerador na partida do motor” e “Não acionar o pedal do acelerador com o veículo parado”.

13132

Nas versões com espelhos retrovisores de ajuste elétrico, a Nova Saveiro ganha a função “tilt down”, que regula automaticamente o espelho retrovisor do lado do passageiro, apontando para o meio-fio toda vez que a marcha à ré é engatada. Ao desengatar a marcha à ré, o espelho retorna exatamente à posição que estava ajustado previamente.

Se a picape for equipada com o sensor de aproximação de obstáculos traseiros, o novo rádio exibe em sua tela a silhueta digital do veículo (visto de cima), com uma barra que vai se aproximando da traseira à medida que a distância do obstáculo diminui. O sistema, que funciona por meio de quatro sensores instalados no para-choque traseiro, conta ainda com o auxílio sonoro (beep), que vai aumentando a intermitência conforme o carro se aproxima do objeto.

 

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php