Advertisement



A Voith Turbo passa a fornecer as empresas do sistema de transporte público do munícipio de São Paulo suas novas transmissões automáticas Diwa.6. Inicialmente, são 620 unidades fornecidas para equipar veículos comerciais padrons e 60 para articulados e superarticulados, totalizando 680. Destas, 110 já iniciaram a operação na cidade paulista. Além das transmissões entregues em São Paulo, a Voith Turbo também tem entregas programadas para Curitiba e Rio de Janeiro.

Os novos componentes Diwa.6 se integram as 3500 unidades de transmissões Diwa.3 e Diwa.5 que já estavam em operação na cidade. A fabricante explica que a nova transmissão é baseada na aplicação de ônibus de ciclo urbano e mantem o princípio de aceleração e frenagem em circuito hidrodinâmico único, além da combinação de transmissão continuamente variável (CVT) e convencional.

Segundo a empresa, a Diwa.6 oferece como principais novidades uma maior capacidade de transmissão de torque, carcaça reforçada para redução de ruídos e vibrações, circuito de óleo com controle variável de pressão, amortecedor de vibrações torcionais otimizado e novos sensores que permitem maior precisão nas trocas de marchas além de assistência para partida em rampa.