A Voith fornece maior desempenho para ônibus padrão, articulados, superarticulados e biarticulados com as transmissões Diwa.5. De acordo com a fabricante, a transmissão combina um sistema hidromecânico continuamente variável com um sistema mecânico de trocas de marchas. A empresa afirma que a tecnologia da transmissão Diwa.5 possibilita ao ônibus ter arrancadas muito mais suaves e troca de marchas de forma quase imperceptível, trocando as velocidades 50% menos vezes que outras transmissões automáticas.

“Menos troca de marcha significa menor desgaste geral de componentes. Então estamos falando de menor custo de manutenção e maior disponibilidade do veículo, além de poder contar um sistema automático de ajuste operacional e diagnose de falhas”, comenta o diretor de Desenvolvimento de Negócios da divisão Veículos Comerciais da Voith Turbo, Rogério Pires.
De acordo com a Voith, a transmissão Diwa.5 conta com um retarder secundário integrado capaz de realizar a frenagem em todas as condições de operação, principalmente em velocidades mais elevadas. Na entrada da transmissão, o amortecedor de vibração torcional reduz as vibrações do motor, aumentando a durabilidade do trem de força.
Entre outros recursos da transmissão estão o sistema Sensotop, que, segundo a fabricante, adapta automaticamente a transmissão a diferentes situações operacionais monitorando permanentemente as condições de carga e topografia, gerando economia de combustível. Já o sistema de óleo tipo “full flow” e trocador de calor integrado permitem que toda a energia absorvida pela transmissão, principalmente na frenagem, seja repassada de forma eficiente e rápida ao circuito de arrefecimento do veículo.
Gostaria de emcotra hum mecânica que mexe no combio voith
Trabalho com ônibus equipado com esse cambio,
Em cálices acho que dá a muitas trocas e não rende na subida