Durante a feira IAA Veículos Comerciais Hanover 2016, a Voith apresenta pela primeira vez o ECO-SWR, nova geração do retarder secundário a água que, segundo a fabricante, pode ser desacoplado da transmissão quando inativo e contribui, dessa forma, para a contínua diminuição do consumo de combustível e das emissões de caminhões e ônibus.
A Voith detalha que o ECO-SWR é um retarder secundário que freia utilizando água, e para isso, utiliza o líquido de arrefecimento do motor. Isso significa que não é preciso um fluido de adicional de operação sendo possível efetuar até 90% de todas as frenagens do veículo sem desgaste. Ao mesmo tempo, seu efeito de bombeamento aumenta o fluxo do líquido de arrefecimento. Por sua vez, isso aumenta a potência de frenagem contínua de 20% a 30% para permitir que o torque máximo de frenagem esteja disponível mesmo em longas descidas.
Segundo a fabricante, quando o rotor do retarder está conectado ao eixo de acionamento, ele gira de modo permanente durante a viagem. Isso requer energia, mesmo quando não se exige uma potência de frenagem. No ECO-SWR, uma embreagem separa o rotor do eixo de acionamento quando inativo. Nesse caso, não ocorrem perdas de potência em vazio.
A atual geração do SWR já possui um modo de condução preventiva, explica a Voith. Mas, graças a seu desacoplamento automático, o ECO-SWR reduzirá ainda mais este consumo. Ao mesmo tempo, a tecnologia contribui para a redução das emissões de CO2.
Ainda de acordo com a fabricante, a tecnologia também traz benefícios ao condutor, que desfruta de mais conforto e segurança na condução de um veículo. Ele opera o sistema de frenagem contínua, como usual, por meio da alavanca na coluna da direção ou do pedal do freio, e como seus predecessores, o ECO-SWR está integrado na gestão de freio do veículo. O esvaziamento e desacoplamento se realizam de modo automático depois de cada processo de frenagem.
Em descidas o fluxo normal do ar para arrefecer o radiador já se faz reduzida. Essa sobrecarga na temperatura da agua vai exigir radiadores com materiais mais caros , para mantê-la dentro de níveis seguros , sem falar em mangueiras mais termo-resistentes….